sexta-feira, 2 de maio de 2014

PMRB e SMEC Realizou: 3º Encontro de Formação dos Professores Alfabetizadores de Ruy Barbosa-RN



Por Ivanuza Cost

A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou no dia 30 de abril de 2014 na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ruy Barbosa – RN, o 3º Encontro de Formação de professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2014 com o foco temático: Direitos de Aprendizagem de matemática e a Educação Inclusiva, Com objetivo de retomar e aprofundar a compreensão sobre os direitos de aprendizagem, articulando-os aos da área de Língua Portuguesa e Matemática.
A Orientadora de Estudo, a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa iniciou realizando uma acolhida e apresentando a programação, realizando em seguida a leitura deleite: Os Direitos das crianças segundo Ruth Rocha; Dialogando sobre as concepções de direito, e direito de aprendizagem, pressupostos organizadores da proposta do Pacto para a alfabetização matemática.Os Direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: a Matemática como instrumento de formação e promoção humana.
 Pensando sobre a educação inclusiva houve um momento de Sensibilização com a Exibição e discussão do vídeo: Cuerdas em Sinopse: Cordas (Cuerdas), é um curta- metragem espanhol, ganhador do Goya em 2014. O filme foi inspirado nos filhos do seu criador, Pedro Solís (La Fiesta PC), que tem uma filha apaixonada pelo irmão com paralisia cerebral. Uma história comovente e encantadora!
Como tarefa para casa e/ou escola: foi solicitado dos cursistas que a partir da reflexão sobre o Caso de Joseph, considerassem a necessidade de assegurar o direito de alfabetização de todas as crianças na idade certa. Organize uma rotina diversificada, procurando contemplar os eixos de língua portuguesa, as modalidades organizativas, ás áreas do conhecimento e as necessidades de aprendizagem dos alunos em suas diferentes hipóteses (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética).






Nenhum comentário:

Postar um comentário