quinta-feira, 8 de maio de 2014

PMRB E SMEC Realizaram: II Planejamento Pedagógico Bimestral



Por Ivanuza Costa

No último dia 02 de Maio de 2014, a Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio do Secretário Municipal de Educação e Cultura: Januário Neto, sobre a orientação da Coordenadora Geral de Ensino, a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa, realizaram o II Planejamento Pedagógico Bimestral em cada instituição de ensino, através dos Gestores Municipais e Coordenadores Pedagógicos de cada modalidade de ensino, onde puderam abordar assuntos pertinentes ao cotidiano escolar, dando ênfase ao calendário sócio cultural de cada escola, a rotina escolar, aos projetos e programas que fazem parte do currículo escolar, dentre outros.
Assim, foram realizados planejamentos e ações para a organização de projetos para o dia das mães, festividades juninas, horta na escola, olimpíadas da língua portuguesa, análises de jogos educativos existentes na escola, semana 18 de maio, e o Projeto de Leitura TRILHAS.
Houve ainda, uma Oficina Pedagógica sobre a Educação Inclusiva para os professores do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza, uma  intervenção realizada pelos cursistas do Curso de Atendimento Educacional Especializado, na Perspectiva da Educação Inclusiva O curso é uma iniciativa do governo federal  ,ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN em parceria com a Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa, onde o mesmo está abrangendo toda a região, no que diz respeito a qualificação de professores para um melhor atendimento em suas salas de aula, à alunos com alguma deficiência ou problemas com a inclusão.
A Oficina Pedagógica teve uma Carga Horária de 3 horas, onde objetivou a compreensão da inclusão no ambiente escolar: conceitos e possibilidade de uma educação inclusiva, frente os paradigmas educacionais, para permitir ao aluno acesso a tudo, por outras eras, que eliminem as barreiras existentes em sala de aula, conhecer os recursos disponíveis na escola e pensar nos materiais pedagógicos adequados as especificidades dos estudantes.


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