sexta-feira, 17 de maio de 2013

Encontro da II Unidade do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC

Por: Ivanuza Costa


 O encontro aconteceu em Natal-RN no Praiamar Hotel, nos dias 13 a 15 de maio, participou deste encontro a Coordenadora Geral de Ensino/Orientadora de Estudo de Ruy Barbosa – RN, inicialmente o foco temático trabalhado foi a Socialização das ações (encontros) nos municípios e dos diagnósticos de Alfabetização com objetivo de compartilhar as ações e experiências vivenciadas nos encontros em cada município, como também os diagnósticos de alfabetização realizados com as turmas de professores, sob a responsabilidade de cada orientador de estudos e compartilhamento das ações e experiências vivenciadas nos encontros em cada município através dos relatos das experiências locais.
            O foco temático: Planejamento teve como objetivo aprofundar a compreensão sobre planejamento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva do letramento permitindo a ampliação das ideias sobre ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
A temática Aprender-Ensinar História no Ciclo de Alfabetização foi trabalhada através de leitura dialogada e a Análise coletiva de atividades para identificar quais os direitos de aprendizagem de História foi contemplada nas atividades apresentadas.
            Na temática dos Materiais Didáticos, o objetivo era conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação, sendo observado que para gostar de ler não basta ter acesso ao acervo literário, ao material. É preciso que ele seja apresentado à criança de forma lúdica e prazerosa, realizando uma Atividade em grupo para planejar uma atividade para desenvolver em sala de aula com a utilização dos materiais apresentados e/ou outros: objetivos, organização da turma, regras, etc. Os cursistas foram chamados a atenção para a utilização dos materiais existentes na escola de forma sistematizada, como recurso para auxiliar no processo de alfabetização. Em muitas escolas existem materiais poucos utilizados e/ou utilizados apenas como “brinquedos”, sem finalidade pedagógica.
 A Rotina Escolar objetivou aprofundar a compreensão sobre a rotina em uma prática alfabetizadora.


Coordenadora Geral de Ensino/Orientadora de Estudo de Ruy Barbosa – RN: Maria Ivanuza Ferreira Costa.





Um comentário:

  1. Parabenizamos a equipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Ruy Barbosa pelo importante trabalho que vem desenvolvendo e pela iniciativa de socializá-lo com os colegas e a população em geral. Um forte abraço, Klébia Ribeiro da Costa - Formadora/UFRN.

    ResponderExcluir