sexta-feira, 16 de julho de 2010

Trilheiros se reúnem com Conselho Tutelar em Ruy Barbosa

Por Luan Xavier/FOTEC

Após críticas recebidas à gestão do Conselho Tutelar do município, a equipe de alunos presente em Ruy Barbosa planeja uma ação que visa melhorias na forma de articulação dos conselheiros com a sociedade local. Uma das reclamações principais é omissão deles perante os problemas enfrentados pela comunidade e conhecidos pela população.

Em conversa com uma conselheira tutelar da cidade, alunos do curso de direito, serviço social social e jornalismo decidiram montar uma palestra com o objetivo de mostrar formas de integração de trabalho do conselho e outras lideranças municipais. Entre as observações feitas aos alunos, se destaca o fato de o Conselho Tutelar acusar a população de se omitir em procurar seus direitos.

"Muito dos casos são levados à juízo e a população se mostra receosa em contribuir com o trabalho do Conselho Tutelar pela exposição que isso acarreta perante à sociedade", esclarece Fernanda Macedo, estudante do décimo período de direito.

A reunião ontem quinta(15) no Conselho Tutelar de Ruy Barbosa e contou com a participação dos cinco conselheiros. "O objetivo foi mostrar maneiras que eles tem de se integrar melhor à sociedade na defesa dos direitos da criança e do adolescente", disse Fernanda.


Preocupação com as crianças

A articulação junto ao Conselho Tutelar pretende estabecer uma relação de comprometimento do bom estar das crianças do município. Segundo agentes comunitários de saúde, muitas crianças de Ruy Barbosa, principalmente as que moram em localidades rurais, sofrem com a falta do estudo e problemas relacionados à doenças e trabalho infantil. A preocupação dos universitários é mostrar a importância do Conselho Tutelar no tocante à garantia dos direitos da criança e estimular a procura pelo órgão por parte de educadores, gestores e sociedade em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário