sexta-feira, 16 de julho de 2010

Agentes de saúde participam de debate em Ruy Barbosa

Por Luan Xavier/ FOTEC



Agentes comunitários de saúde de Ruy Barbosa participaram nesta quarta-feira (14) de um debate sobre saúde básica preventiva e formas de articulaçao e planejamento de ações com a presença de alunos dos cursos de serviço social, jornalismo, direito e medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo principal foi mostrar aos agentes a importância que eles têm no processo de assistência de saúde e sugerir maneiras de articulação para montagem de ações de saúde no município.

Os agentes foram incentivados a promoverem reuniões internas para avaliar o andamento das ações de saúde tomadas no município e condensar sugestões a serem levadas para suas instâncias superiores, como a secretaria de saúde e assistência social do município.

A questão da sexualidade foi apontada como grande tabu entre os agentes, já que os pais dos adolescentes ou crianças não costumam, segundo eles, conversar com os filhos sobre o tema sexualidade. "É até chato você chegar para uma filha ou para um pai e começar a falar dessas coisas", afirmou Francisco das Chagas, agente comunitário de saúde de Ruy Barbosa.
Foram sugeridas a formação de comissões de avaliação e formação de cartilhas direcionadas às demandas específicas de cada localidade do município, com linguagem e tempo de atuação referente à cada situação.
Os agentes também ouviram dos estudantes de medicina recomendações básicas sobre a identificação de diabetes e hipertensão arterial, bem como cuidados para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário