sexta-feira, 16 de julho de 2010

Trilhas Potiguares chega a Ruy Barbosa

Por Luan Xavier/FOTEC
O programa Trilhas Potiguares chega pela primeira vez em 14 anos de história ao município de Ruy Barbosa, localizado no agreste potiguar, a 99km de distância da capital Natal. O projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta com a participação de 20 alunos na equipe que chegou hoje ao município e é coordenado na cidade pelo professor Fransualdo Azevedo.

No primeiro dia os universitários se reuniram no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Ruy Barbosa, onde estão alojados, para definir o cronograma de atividades a serem realizadas durante a semana. Serão ministradas palestra e oficinas de segunda à sexta-feira, nos três turnos, com públicos variados. Um grande enfoque será o trabalho com idosos e crianças, voltado no caso dos primeiros para a tentativa de auto-afirmação da condição de cada indivíduo e sua importância perante o meio social em que está inserido.
A condição emocional também é uma preocupação dos estudantes. “Os idosos podem apresentar muita depressão. Ficam muito só em casa, principalmente as mulheres, que vivem mais que os homens e ficam muito só depois que os maridos morrem”, lembra a estudante Jácia Kaline, 21, do curso de enfermagem.
Durante a missa dominical os alunos se fizeram presente e tiveram a oportunidade de divulgar brevemente os objetivos do programa e convidar a comunidade. À noite foi realizada a abertura do evento na praça central da cidade, contando com uma mostra de vídeo sobre a universidade, apresentação dos alunos participantes e divulgação das oficinas. A comunidade local esteve presente na abertura e se mostrou interessada em participar das ações e gratificada pela presença dos trilheiros, inclusive discursando sobre as expectativas para a semana.

Ismael André dos Santos, 21, é estudante de letras e acredita que a passagem do programa pelo município será de grande valia para o seguimento do cotidiano local, principalmente no tocante à educação. “O Trilhas vai trazer uma perspectiva para que eles (estudantes da cidade) vejam um caminho para a universidade”, disse.
O estudante conta que espera que o programa desperte mudanças na cidade. “Com certeza vai ficar marcado a passagem do Trilhas para a nossa cidade”, afirmou. A idealização de levar estudantes da academia à realidades de cidades pouco desenvolvidas é vista por Ismael como fundamental para a melhoria nas condições de vida tanto das pessoas da comunidade local quanto para os próprios estudantes. “Mesmo as pequenas ações podem trazer grandes mudanças”, completou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário