quarta-feira, 8 de agosto de 2018

PMRB, SMEC e CIEI-PJCD - Alimentação saudável: um prato cheio de aprendizagem.


Uma alimentação saudável traz diversos benefícios: Previne muitos males (como obesidade, colesterol, diabetes, desnutrição e anemia), além de melhorar o humor e dar ânimo e força para brincar e aprender. 
Segundo estudos de nutricionistas, a criança que não se alimenta de modo correto pode não crescer adequadamente, tendo dificuldades de concentração nas atividades. É preciso desenvolver hábitos alimentares sadios nas crianças(e consequentemente em seus núcleos familiares), e conscientizá-los da importância de uma boa alimentação – regrada e nutritiva – para que tenham boa saúde. Pensando nisso, o CIEI PJCD planejou uma sequência de atividades voltadas para a temática alimentação saudável, como forma de promover e incentivar nossos pequenos a mudar e/ou introduzir novos hábitos alimentares. Atividades como piquenique, contação de história (A cesta da Dona Maricota e O grande rabanete), teatro de fantoches, audição de músicas, oficina culinária (espetinho de frutas) contagem, identificação e diferenciação de texturas e cores, gráfico de frutas preferidas e jogo da memória das frutas, possibilitaram aos infantes provar um “prato cheio de aprendizagens”. Estas aprendizagens propiciaram desenvolver: o paladar, a motricidade fina, construir noções de cores (dos alimentos), construir noções de quantidades (ao solicitar “mais comida”), partilha com seus pares, além de aspectos linguísticos e sociais. 
Cabe destacar que o “estranhamento” do paladar de novos alimentos é, para a criança, um desafio. A careta da criança não significa que não gosta da comida, mas que não encontra o registro de que já tivera ingerido o alimento anteriormente. Trabalhar alimentação saudável na educação Infantil “é um processo lento que exige persistência, sendo construído no dia a dia das crianças na instituição. 
As atividades desenvolvidas devem ser permanentemente recriadas, divulgadas e lembradas pela equipe da instituição e pelos pais”(MELLO,2014). As diversas situações concretas que as crianças vivenciaram com esta sequência de atividades constituem-se em campos de experiências, citados na BNCC e são fundamentais para a construção da autonomia, de conceitos, gostos e valores. Sendo essa uma prática não apenas pedagógica, mas de formação de sujeito.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

EDUCAÇÃO SE FAZ COM COMPROMISSO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RUY BARBOSA

GOVERNANDO PARA TODOS.





















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