quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PMRB e SMEC: Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais-SRM


O AEE EM AÇÃO
A escola que acolhe e tira partido das diferenças busca construir coletivamente uma pedagogia que parte das diferenças dos seus alunos como impulsionadoras de novas formas de organizar o ensino.
Atendendo a essas diferenças, O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), instituiu atendimento educacional especializado a ser trabalhado com os alunos com deficiências por meio do Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais-SRMs.
Esse programa tem como objetivo a disponibilização dessas salas, apoiando as redes públicas de ensino e na organização e oferta do Atendimento educacional Especializado. As SRMs são constituídas de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos, pedagógicos e são dotadas de recursos de tecnologia assistiva que fazem a diferença no acesso à aprendizagem dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação,  inseridos em salas comuns do ensino regular. 
No município de Ruy Barbosa são duas as escolas que dispõem das SRMs: O Colégio Municipal Rita Juventina de Souza e a Unidade Escolar João de Moura Barbosa, na comunidade de Acauã.
O atendimento é feito individualmente ou em grupos cuja especificidade seja comum aos membros desse grupo e os horários de atendimento são sempre realizados no contra-turno daquele em que as crianças estão matriculadas nas salas comuns.
A intervenção educacional realizada na Sala de Recursos acontece através de estratégias diversificadas, que favorecem o desenvolvimento da cognição, da psicomotricidade, da afetividade e da sociabilidade desses (as) alunos (as).
A sala de recursos não é reforço escolar, ela é uma complementação. Não é clinica de psicoterapia e nem psiquiatria, pois não emite laudos médicos e nem está ali para trabalhar personalidade. Diferentemente do que muitos pensam, o foco do trabalho não é clínico, é pedagógico. 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO SE FAZ COM COMPROMISSO.


PREFEITURA MUNICIPAL DE RUY BARBOSA
GOVERNANDO PARA TODOS.

Fotos Autorizadas 














Nenhum comentário:

Postar um comentário