terça-feira, 11 de novembro de 2014

SEMINÁRIO SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA


A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Pastoral da Criança e apoio da Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa realizou dia 07 de novembro, sexta-feira, o Seminário da Primeira Infância, com o Tema: “Toda a criança tem direito a cuidados especiais”. Este seminário foi realizado no espaço da Creche Proinfância “Joseane Coutinho Dias” e tinha como público-alvo diretores, coordenadores, professores, pais e demais público envolvido com a Primeira Infância.





Dentro da programação da I Semana do Bebê, foi apresentado, a princípio, o espaço físico da Creche Proinfância Joseane Coutinho Dias aos pais e demais participantes.








Seguido do momento da realização da Palestra sobre as contribuições da Educação Infantil para a Primeira Infância ministrada pela Professora Esp. Emília Cristina de Azevedo Maia, que de forma dinâmica e interativa abordou como se desenvolve o mundo da criança nesta fase e quais as principais habilidades e competências que influenciam na formação do ser humano e que são adquiridas na primeira infância, destacando o papel da escola neste processo.
Para isso, a palestrante utilizou de dinâmicas com cantigas de roda e bexigas para que o público-alvo navegasse no universo infantil, objetivando uma melhor compreensão de como a criança se desenvolve nesse período.









Participou deste evento, integrantes do Conselho Municipal pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes - CMDCA e líderes da Pastoral da Criança do município, bem como muitas famílias que têm crianças acompanhadas por esta organização. A Pastoral da Criança pesquisa e dissemina estudos científicos para melhorar as condições de saúde das gestantes e crianças de 0 a 6 anos.

No segundo momento, a palestra ficou sob a responsabilidade do Coordenador Estadual da Pastoral da Criança, Milton Dantas. Nesta, ele enfatizou as principais contribuições para uma gravidez saudável, destacando a importância dos primeiros 1000 dias de vida de um bebê que corresponde ao período de gestação até o segundo ano de vida e como as condições de saúde da mãe são influenciáveis neste período.






Ao final, a Coordenadora Municipal da Pastoral da Francisca Ataíde de Souza e a Diretora da Creche Proinfância “Joseane Coutinho Dias” ministraram suas considerações finais, seguido dos agradecimentos pela presença e contribuição de todos que colaboraram para a realização de tão grandioso evento, sendo este um dos principais que marcou a realização da I Semana do Bebê em Ruy Barbosa/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário