sábado, 8 de novembro de 2014

CRAS REALIZA CHÁ DE FRALDAS PARA GESTANTES E BEBÊS







Nesta quarta-feira, dia 05 de novembro o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS promoveu um Chá de Fraldas que teve como tema “Toda Criança tem direito a proteção integral e ao reconhecimento paternal” em comemoração ao terceiro dia da Semana do Bebê no município. Participaram deste evento: gestantes, mamães e bebês de todas as comunidades rurais e urbana.
A abertura ocorreu às 09:30 da manhã onde deram boas vindas aos presentes a Secretária Municipal de Assistência Social Edna Soares de Lima, a Coordenadora do CRAS e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA Hérika Cristiany Lopes, que destacaram a importância da maternidade na vida da mulher.





Em continuidade, a Psicóloga Ana Emília Diniz ministrou uma apresentação sobre a importância do vínculo afetivo entre mãe e bebê com o objetivo de sensibilizar as mamães presentes quanto aos benefícios da afetividade desde a gestação, entre essas ações e atitudes afetivas, destacou-se a amamentação como principal vínculo estabelecido nesta relação, que só tende a contribuir positivamente para o desenvolvimento da criança e também da mamãe, uma vez esse processo ajuda no restabelecimento ou recuperação física, emocional, psicológica da progenitora.





Em um segundo momento, a Assistente Social Maria Lidiane da Silva deu continuidade com a temática sobre a relevância do registro civil para todos os cidadãos, objetivando informar as mamães e gestantes sobre os procedimentos necessários para obtenção do registro civil no Cartório. No entanto, a ênfase maior desta temática foi com relação a importância do reconhecimento de paternidade, para que o indivíduo possa futuramente usufruir de um convívio social com dignidade.



O terceiro momento, foi desenvolvido a partir da apresentação sobre a prevenção de acidentes na Primeira Infância, ministrada pela Articuladora do Selo Unicef Mércia Felipe da Silva. O objetivo desta ação foi enfatizar as principais causas de mortes e hospitalizações de crianças até 6 anos de idade, segundo o Relatório da Primeira Infância, construído a partir de dados do DATASUS/2012, ao qual constava que em virtude da ocorrência de 3.142 mortes e 75.000 hospitalizações de crianças até 9 anos de idade neste período, os acidentes com crianças passou a ser considerado um grave problema de saúde pública no Brasil. Seguido, das discussões sobre quais atitudes devem ser tomadas para que acidentes com o referido público venham a ser evitados.


Após este momento, foram servidos lanches para todos os presentes, seguido da realização de brincadeiras com os bebês e sorteios de fraldas.







Terminados os sorteios foi realizado o encerramento do evento com palavras de agradecimentos a todos que compareceram pela Coordenadora do CRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário