terça-feira, 4 de novembro de 2014

RUY BARBOSA/RN PROMOVE A ABERTURA DA I SEMANA DO BEBÊ





A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa promoveu nesta segunda-feira a abertura da I Semana do Bebê. O município já participa das comemorações da Semana do Bebê há três anos, porém esta é a primeira com duração de 8 dias. A mesma iniciou hoje e termina na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro.
A cerimônia de abertura contou com a participação da comunidade ruybarbosense, em especial com a participação de mamães, gestantes, bebês e crianças até 6 anos de idade. Se fizeram presentes neste evento secretários municipais, professores, coordenadores, enfermeiros, diretores e demais técnicos municipais das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Incluindo o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Agentes Comunitários de Saúde – ACS, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA, Conselho Tutelar e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA de Ruy Barbosa/RN. No entanto, as participações que abrilhantaram esta abertura ficou por conta dos alunos da Creche Proinfância “Joseane Coutinho Dias” inaugurada a um mês e dos alunos da pré-escola da Unidade Escolar Ana Ferreira de Souza da comunidade de Uberaba.

NUCA de Ruy Barbosa

Recepção dos Participantes

Execução do Hino Nacional por Francisca Lúcia, José Wilton e Francisca Raimunda

Agentes Comunitários de Saúde

Apresentação de Cantigas de Roda, Pré-Escola da Ana Ferreira de Souza 

Alan Diego Pinheiro recitando o poema O Direito das Crianças
Pré-Escola da Creche Proinfância
O DIREITO DAS CRIANÇAS

Ruth Rocha
  
Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordarOs diretos das crianças
Todos têm de respeitar.

Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada… Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar… de preferência com colinho.

Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar…

Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que  toda criança   no mundo tem direito a ser feliz!

Outra participação importante neste dia foi da Senhora Francisca Ataíde de Souza, homenageada com o título de Madrinha da I Semana do Bebê de Ruy Barbosa/RN, em 
virtude do seu notório trabalho voltado à Primeira Infância frente à coordenação da Pastoral da Criança neste município. Em seu discurso, a mesma ressaltou o prazer em dedicar-se ao trabalho da Pastoral da Criança, bem como as conquistas desta instituição no Brasil e no Município de Ruy Barbosa/RN, entre as mais marcantes a relevante diminuição na taxa de mortalidade infantil e da desnutrição. Citou ainda a influência da Pastoral e da Drª Zilda Arns Neumann (médica pediatra falecida em 12 de janeiro de 2010 em Porto Príncipe, no  Haiti em virtude de um terremoto que assolou todo o país) na implantação dos serviços dos Agentes Comunitários de Saúde em todos os municípios brasileiros, inclusive em Ruy Barbosa.
Francisca Ataíde de Souza
No mesmo evento levaram suas palavras aos presentes os Secretários Municipais de Saúde, Maria Aparecida Gabriel da Fonseca, de Assistência Social, Edna Soares de Lima, e de Educação, José Januário de Souza Neto. Ambos relataram a importância da realização desta semana para a melhoria da qualidade de vida de gestantes, bebês e crianças de até 6 anos de idade, enfatizando ainda o compromisso de todas as organizações municipais na busca por este objetivo.
Maria Aparecida Gabriel

Edna Soares de Lima
José Januário de Souza Neto
Ao final foi realizada a apresentação da ação estratégica da Semana do Bebê para os municípios, destacando a iniciativa na cidade de Canela no Rio Grande do Sul, os resultados e a importância da atenção à Primeira Infância pela Articuladora Municipal do Selo Unicef Mércia Felipe.


Não pôde estar presente no evento a Exma. Prefeita Municipal Maria Aparecida Cavalcante, sendo justificada sua ausência por motivos de força maior. No entanto, fica registrado seu total empenho para que o mesmo fosse realizado com sucesso.












Nenhum comentário:

Postar um comentário