segunda-feira, 30 de julho de 2012

Grupo de Escoteiros Lírios do Vale Realiza Campanha contra Hepatites Virais.

Por: Januário Neto.


         No último sábado 28/07, O Grupo de Escoteiros Lírios do Vale do município de Ruy Barbosa-RN realizou uma campanha contra Hepatites Virais.O Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) está coordenando a campanha para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites. Este ano a ação contará com a parceria da União dos Escoteiros do Brasil (Regional do RN).
Por meio de um Termo de Cooperação celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a União dos Escoteiros do Brasil - RN, o Programa vai contar esse ano com o apoio de seis mil escoteiros para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites.
Além se fazerem parte do público alvo da campanha de imunização contra hepatite B, os escoteiros irão atuar como agentes mobilizadores em suas comunidades, onde serão multiplicadores de informações sobre a importância da prevenção e perigos das hepatites virais A, B, C, D e E.
O lançamento da campanha "Hepatites. Você tem certeza que não tem? Vacine-se, faça o teste. Previna-se" foi realizado na última quarta feira, 25 e contou com a presença da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini que agradeceu aos Escoteiros do RN: "Quero agradecer o engajamento dos escoteiros, que salvam tantos jovens quando atuam nas escolas como multiplicadores de informações, e pedir o engajamento de toda a sociedade".
A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser causada por vírus, reação ao álcool, drogas e medicamentos, ou ainda autoimune, quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los. Há vários tipos de hepatites, sendo os tipos A, B e C os mais comuns. Os postos de saúde e as Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento gratuito aos pacientes. Entretanto, é preciso seguir fielmente o tratamento e tomar a medicação prescrita pelo médico.
O Estado está abastecido com 200 mil doses de vacina, disponíveis em todos os postos de saúde, além de 1.500 testes rápidos para diagnóstico da hepatite nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Atenção Especializada (SAE) e hospitais de referência (Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco).
A estratégia de prevenção das hepatites, organizada pela Sesap em conjunto com a Região Escoteira do Rio Grande do Norte, consiste em conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação contra a Hepatite B nas comunidades em que os Grupos Escoteiros estão inseridos. O foco da campanha será para os jovens até 29 anos e populações vulneráveis.
Os Grupos receberão material de apoio e folders para realização dessa campanha de mobilização a ser realizada no sábado 28, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites.
Grupo de Escoteiros Lírios do Vale do município de Ruy Barbosa - RN


















Nenhum comentário:

Postar um comentário