quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

3° Dia dos Estudos Pedagógicos

Por: Ivanuza Costa

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Ruy Barbosa-RN, foram atendidos pela Equipe de Saúde Municipal, propondo cuidar da saúde do educador, foi verificado pressão arterial, peso (IMC), altura, glicemia copilar e vacinas (hepatite “B” e antitetânica).  
Contextualizando o trabalho a ser continuado no município, o Pró – Selo UNICEF edição 2009/2012  vem abordando a temática Educação para a convivência com o semi-árido e os princípios, onde será trabalhado o roteiro do Meio Ambiente através do Grupo de Trabalho(GT) e o Grupo de Estudo(GE), que será composto por professores, crianças e adolescentes da Unidades escolares do município de Ruy Barbosa-RN,sendo suas ações acompanhadas pela Mobilizadoras  Rita Ferreira da Silva e Maria Ivanuza Ferreira Costa.
No Tema Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial, dando seguimento ao trabalho iniciado nas escolas, vale salientar que, o trabalho desenvolvido está em consonância com a Lei nº 10.639, de 2003 que alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, instituindo a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todos os sistemas e modalidades de ensino. Em 2008, com a Lei nº 11.645 a LDB sofreu nova alteração, onde se estabeleceu a obrigatoriedade não só do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, mas também da história e cultura indígena em todas as escolas do país.
Assim, as culturas afro-brasileiras e indígenas constituem um rico manancial a ser trabalhado nas escolas da rede municipal de ensino, respeitando as duas leis que alteram a LDB, com ações acompanhadas pela Mobilizadora Luiza Alves Dias e Maria Ivanuza Ferreira Costa.
No tema Esporte e Cidadania será desenvolvido através do grupo de Trabalho (GT) formado por crianças e adolescentes do município de Ruy Barbosa-RN, onde será realizado um circuito esportivo na semana de emancipação política e uma audiência pública para discutir bases legais nas atividades esportivas desenvolvido no município, garantido o direito das crianças e adolescentes, sendo os Mobilizadores Israel Soares Araújo e José Januario de Souza Neto.
No momento da tarde, foi apresentado pela Coordenadora de Saúde Cheila Maria de Lima Pontes, o  Programa Saúde na Escola - PSE que instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada.
Assim foi apresentado também a Semana Saúde na Escola que  acontecerá anualmente  a partir  de 2012  com  um  tema  de  mobilização  nacional.  Para  o  ano  de  2012  foi  escolhido  o  tema  de prevenção  da obesidade.  Essa  Semana é uma  parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e acontecerá entre os dias 05 à 09 de março de 2012 para os  escolares  e  suas  famílias, com  o  intuito  de  alertar  para  a  importância  das  boas  condições  de  saúde  para  a  melhoria  no  desenvolvimento  pleno  da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania, visando a aproximação da população com a Atenção Básica à Saúde.

O município de Ruy Barbosa se compromete a realizar as ações obrigatórias de avaliação antropométrica e orientação de visitas das famílias às Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como as ações opcionais a seguir
Realizar atividade educativa sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais.
Realizar atividades abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola.
Foi apresentado ainda, o cronograma dos dias a serem trabalhados  pela Estratégia Saúde da família-ESF na Escola, que será neste primeiro semestre sempre nas quintas feiras.
CRONOGRAMA:
22/03 MANHÃ E TARDE         
12/04 MANHÃ
26/04 TARDE
17/05 MANHÃ
31/05 TARDE
14/06 MANHÃ
Concluído os trabalhos do dia, a Assistente social Maria Lidiane da Silva apresentou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência em Assistência Social-CRAS (Casa da família).
Agradecendo a participação de todos e informando que os Estudos Pedagógicos serão concluídos no 2º semestre de 2012, a Coordenadora Geral de Ensino Maria Ivanuza Ferreira Costa não realizou a avaliação dos Estudos, pois será necessário a conclusão dos trabalhos iniciados nesta primeira fase,citando que a data para os outros dois dias será visto juntamente com os professores no próximo encontro pedagógico.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."      (Paulo Freire)

Coordenadora Geral de Ensino: Ivanuza Costa, Coordenadora de Saúde: Cheila Maria e a Secretária Municipal de Saúde: Maria Aparecida Gabriel.
Explanação da Secretária Municipal de Saúde Maria Aparecida Gabriel


Verificação da altura dos profissionais de educação.
Verificação do peso dos profissionais de educação.
Vacinação dos profissionais da educação.
Verificação de glicose copilar.
Educadores de Ruy Barbosa-RN.
Tema: Esporte e cidadania.
Tema: Educação para a convivência com o semi-árido.  

Tema:Cultura e Identidade:Comunicação para a Igualdade Étnico racial.
Cobertura total do evento: Blog Ruy Barbosa em Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário