terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

1º Dia da semana de Estudos Pedagógicos 2012

Por Ivanuza Costa

A Semana de Estudos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Ruy Barbosa-RN, teve início no dia 13 de fevereiro de 2012, tendo como tema central: Buscando a democratização do ensino municipal.
A Coordenadora Geral de Ensino, Maria Ivanuza Ferreira Costa apresentou a temática como  ponto chave nas discussões coletivas, visto que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem orientado as instituições de ensino a buscarem um trabalho democrático,  tomando como ponto de partida  a participação coletiva de todos os envolvidos na construção e/ou reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares.
O Secretário Municipal de Educação José Aurimar Belarmino parabenizou a todos os professores pelos avanços e conquistas ao longo do ano letivo de 2011, apresentando que, (03) três alunos aprovados no vestibular da UFRN passaram pelos professores da Rede, demonstrando que o trabalho pedagógico realizado no município de Ruy Barbosa-RN está rendendo frutos valiosos, onde o foco da educação é o aluno, e que todos que fazem as escolas municipais devem colocar os alunos em primeiro lugar nas suas ações docentes.
Assim, deu-se início aos trabalhos onde foi apresentado a Estatística 2011 com resultado  da Rede Municipal de Ensino do número, de matrícula final, aprovados, reprovados, evasão e transferência dos alunos da Rede.
O Programa Mais Educação foi apresentado, informando o trabalho que será realizado em duas escolas da Rede, o Colégio Municipal Rita Juventina de Souza que atenderá 205 alunos em tempo integral e a Unidade Escolar João de Moura Barbosa que atenderá 92 alunos, os alunos serão distribuídos em 06 atividades no contraturno ao ensino regular complementando uma carga horária de (07) sete horas de atividades na escola e no seu entorno.
Quanto ao Programa Segundo Tempo - PST irá iniciar no mês de março de 2012, atendendo a um público de 100 alunos prioritariamente em estado de vulnerabilidade social, com modalidades esportivas: duas coletivas e uma individual com duas horas de atividades no contraturno escolar.
No momento da tarde, foram discutidos os principais elementos do Projeto Político Pedagógico e a necessidade da construção e/ou reestruturação deste documento para as instituições escolares da Rede Municipal de Ensino de Ruy Barbosa-RN.
Credenciamento dos Professores
Credenciamento dos Professores
Secretário Municipal de Educação: José Aurimar Belermino.
Momento de Abertura
Coordenadora Geral de Ensino: Maria Ivanuza Ferreira Costa
Apresentação do Calendário Escolar 2012: Ivanuza Costa e Rita Ferreita.
Apresentação do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: Francisca Raimunda.
Apresentação do PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: Januário Neto e Verônica Xavier.
Apresentação da Oficina do Projeto Politico Pedagógico (PPP): Maria Jacicleide Freitas.  
Dinâmica da Apresentação do Projeto Politico Pedagógico (PPP).
Professores do Centro Integrado De Educação Infantil (CIEI).
Professores do Ensino Fundamental I e II do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza.
Professores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Professores da Unidade Escolar João de Moura Barbosa (Acauâ).
Professores do Centro Municipal de Ensino Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário