quinta-feira, 23 de abril de 2020

PMRB e SEMEC - Continuidade das Estratégias de Aprendizagem Remota nas Instituições da Rede Municipal de Ensino de Ruy Barbosa/RN.


A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa Adm. Francisco Felipe da Silva (Tiquinho), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, com base no Decreto nº 29.583 e a Instrução normativa nº 01/2020 que dispõe sobre o regime excepcional e transitório de atividades escolares não presenciais nas instituições de ensino integrantes do Sistema Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, atendendo às decisões de isolamento social definidos pelo Governo do estado a fim de evitar e combater o avanço da pandemia causada pelo novo Coronavírus(COVID-19) no território potiguar,reorganiza o planejamento curricular incorporando o recurso da continuidade pedagógica por meio de  atividades complementares não presenciais, desenvolvidas com o uso de tecnologias diversas(para alcançar todos os estudantes e atingir durante o período de suspensão das aulas).
Sabemos que neste primeiro momento o regime excepcional de atividades não presenciais causa estranhamento e muitas dúvidas, pois atendemos um público diverso e com necessidades específicas em nossas unidades de ensino, seja de caráter pedagógico, econômico e/ou sociocultural, mas não podemos nos enganar, a COVID-19 é uma realidade, e, todas as nossas ações devem ser voltadas a evitar a contaminação e preservar a vida dos nossos estudantes.

Nessa perspectiva, o município de Ruy Barbosa adotou como estratégias de aprendizagem e atividade remota a criação e compartilhamento de conteúdos educacionais em vídeoaulas e recursos digitais em diferentes formatos (PDF, links, games, vídeos, etc) por meio da criação de grupos específicos para cada ano de ensino, um ambiente on-line para desenvolver e apoiar a aprendizagem dos estudantes. Outra alternativa adotada é a elaboração de material impresso com conteúdos educacionais e entrega em pontos de apoio, além das escolas , para os pais e familiares, principalmente para alunos da zona rural.O estudante recebe o material com orientações do professor, de como realizar as atividades e devolvê-las para o acompanhamento e correção.
Neste momento, é muito importante contar com a parceria de cada família e demais responsáveis. O distanciamento social não é férias. É preciso criar uma rotina de estudos, preservando tempo e espaço para a aprendizagem!


Fotos Autorizadas: Art. 20 do Código Civil - Lei 10.406/02, no ato da assinatura da matricula do aluno.


PREFEITURA MUNICIPAL DE RUY BARBOSA
GOVERNANDO PARA TODOS.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO SE FAZ COM COMPROMISSO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário