sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PMRB e SMEC - V Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no município de Ruy Barbosa – RN



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação e Cultura realizou no dia 22 de outubro de 2015, o encontro de formação dos professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015 Foco temático: Concepção de criança, infância, educação e ludicidade.
A Professora Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, iniciou com a apresentação da Leitura deleite:Meus oito anos – Casimiro de Abreu seguindo com a retomada do encontro anterior dando ênfase aos relatos de experiências e a apresentação do 3º Diagnóstico da escrita por professora alfabetizadora,totalizando o diagnóstico municipal, a leitura da Seção “Iniciando a Conversa” – Caderno 2 serviu para apresentar os objetivos do referido caderno de estudo.
Para iniciar a temática houve um momento para a tempestade de ideias: Lembranças da época de criança e as diferenças em relação à infância das crianças de hoje, onde os professores puderam fazer um paralelo de sua infância, como brincavam e se divertiam e o que as suas crianças fazem para se brincar.
A atividade vivencial: Jogo Dramático, oportunizou as professoras alfabetizadoras um momento lúdico, onde  a turma dividida em pequenos grupos,cada grupo expressou  fisicamente    as brincadeiras conhecidas sem utilizar a fala,listando as brincadeiras apresentadas, em seguida fizeram a observação que a partir de uma atividade lúdica, podem oportunizar as crianças na sala de aula uma atividade significativa de aprendizagem do Sistema de escrita Alfabética – SEA.
A partir dos Textos 1 e 2– Concepção de infância, criança e educação, A criança no Ciclo de Alfabetização, ludicidade nos espaços / tempos escolares,através de leituras e exposição dialogada, as professoras alfabetizadoras puderam refletir sobre os conceitos de criança e infância e sua pluralidade, compreendendo-os enquanto produtos das relações socioculturais;Compreender a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, valorizando a sua presença no processo educativo da criança;
A segunda atividade vivencial: Vivências corporais,praticada pelos cursistas onde se divertiram e refletiram sobre os usos de atividades e jogos educativos em sala de aula, como tarefa de casa: as professoras irão vivenciar e fazer um relato de experiência de uma seqüência didática ou atividade planejada com utilização de um dos livros do acervo de Obras complementares e ou das Vivências corporais indicadas para ser entregue no próximo encontro.















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