segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SMAS: Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV

Por: Lidiane Silva


O Município de Ruy Barbosa por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social aderiu neste último mês ao Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS que visa equalizar a oferta do SCFV para as faixas etárias de 0 a 17 anos e acima de 60 anos, unificar a lógica de cofinanciamento e estimular a inserção do público identificado nas situações prioritárias, conforme pactuado na Comissão Intergestores Tripartite – CIT e deliberado pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.
As atividades referentes ao reordenamento já começaram a ser desenvolvidas sob o referenciamento do Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS do nosso município. O Serviço está sendo desenvolvido com usuários que participavam dos Programas Sociais PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE e também Idosos acima de 60 anos. Os serviços funcionam com orientação social e oficinas de esporte, futsal, Kong- ful, lazer e oficinas culturais como pastoril, boi de reis, quadrilhas, danças regionais, flauta doce e banda marcial para crianças e adolescentes, para pessoas idosas que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Para maiores informações sobre o oferecimento do Serviço e cadastro de usuários procurar o CRAS do município de Ruy Barbosa-RN.










Nenhum comentário:

Postar um comentário