sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

PMRB e SEMEC Realizaram: 3º DIA DA JORNADA PEDAGÓGICA 2019.

Finalizando as atividades dos Estudos pedagógicos 2019, a Secretaria  Municipal de Educação e Cultura cumpriu a programação do 3º dia nesta sexta-feira, dia 22/02/19.A abertura ficou por conta da Banda Raízes e Asas de São Tomé-RN, que descontraiu os convidados com um agradável repertório musical. Iniciando os estudos foi realizada uma oficina Básica de conversação em Libras, ministrada por Leopercino Santos, Intérprete da Paróquia São Pedro Apóstolo-Alecrim,Natal RN. Nesta feita foram abordados os Parâmetros de estruturação da Linguagem Brasileira de Sinais (configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação e Expressão facial/ corporal).A Palestra magna da Jornada Pedagógica 2019 ficou por conta de Joiran Medeiros da Silva, o professor da Inclusão e representante da SEEC/RN no Conselho Estadual das pessoas com deficiência. Abordando a temática da Inclusão escolar e como esta é tratada na Base Nacional Comum Curricular, o professor Joiran enfatizou a necessidade de a escola garantir um espaço democrático que acolha, garanta o acesso, a permanência e o desenvolvimento de todos os alunos, sem distinção social, cultural, ética, de gênero ou em razão de deficiência ou características pessoais.
Na sequência, os acadêmicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Pólo São Tomé-RN, sob coordenação da Sra. Veronilda Basílio, participaram do evento, contribuindo com uma dramatização fechando a temática alusiva a Inclusão Educacional. Na parte da tarde, os atores do Programa Saúde na Escola-PSE apresentaram o Plano de ações anual para 2019, mostrando o trabalho intersetorial existente no município. Foi realizada ainda  uma oficina prática pela Coordenadora de Saúde Izayonara Barbosa, que com muita propriedade  compartilhou esclarecimentos sobre Primeiros Socorros e prevenção de acidentes na escola, finalizando com a entrega de maletas de Primeiros socorros pelo Secretário Municipal de saúde , Alanderson Leonardo pontes aos  gestores das instituições de Ensino da Rede Municipal.
Num outro momento, a Coordenadora Geral de Ensino Ana Rodrigues de Souza, repassou algumas orientações sobre a continuidade das ações da Jornada nos Planejamentos Institucionais que ocorrerão entre os dias 25 e 28, no âmbito de cada escola. Por fim, os profissionais participaram de uma oficina de Zumba Dance, com o instrutor Aldemir Moura e em seguida deu-se o encerramento das atividades com um cofee break ofertado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais -SINDSEMP RN, presidente Maria Jacicleide Freitas da Fonsêca em parceria com os  Secretários de Educação e Administração: José Januário de Souza Neto e Maria Mary Mércia Felipe da Silva.


PREFEITURA MUNICIPAL DE RUY BARBOSA
GOVERNANDO PARA TODOS.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO SE FAZ COM COMPROMISSO.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário