terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PMRB e SME REALIZOU: I SEMINÁRIO MUNICIPAL DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA –PNAIC

Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa através da Secretária Municipal de Educação realizou o I SEMINÁRIO MUNICIPAL DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC que aconteceu no dia 30 de Novembro de 2013, no Centro Social deste município.

A Coordenadora Local do PNAIC, Rita Ferreira da Silva fez a abertura oficial do Seminário dando boas vindas a todos os participantes.

Como atividade permanente nos momentos de estudo do PNAIC e nas salas de aula com nossas crianças, a leitura deleite foi realizada pela aluna do 3º ano do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza, Ivana Ferreira Costa.

Logo após foi a Apresentação Cultural: Baseado na obra Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato- Emília e a Pílula Falante, realizada pelos jovens de nossa cidade através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social.

A Coordenadora Local do PNAIC realizou uma apresentação dos Avanços na Alfabetização Municipal, para possibilitar aos presentes, uma análise sobre os diagnósticos realizados e a progressão de ensino nos 142 alunos do ciclo de alfabetização do PNAIC.

A Palestra: Alfabetização e Letramento: Desafios e Possibilidades foi realizada pela Orientadora de Estudo do PNAIC, a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa.

O Secretário Municipal de Educação José Januário de Souza Neto deixou sua mensagem a todos os presentes, falando do compromisso das professoras alfabetizadoras com o PNAIC, dando os parabéns a todas pelo trabalho realizado.

A Formadora Estadual do PNAIC, Klébia Ribeiro da Costa deixou sua mensagem de agradecimento as professoras alfabetizadoras do município, reforçando sobre a importância da alfabetização e letramento das crianças para que sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, onde com PNAIC as professoras alfabetizadoras sentiram a necessidade de refletir sobre sua prática pedagógica na perspectiva de alfabetizar letrando.

No momento da tarde foi a Exposição oral dos relatos de experiências vivenciadas pelas Professoras Alfabetizadoras do município de Ruy Barbosa-RN, marcado por muitas experiências significativas e práticas pedagógicas renovadas e reconstruídas a partir de cada unidade do curso de formação estudado.

Todos os momentos do I Seminário Municipal do PNAIC foram gratificantes e cheios de emoção, pois as sementes foram lançadas e os frutos já começaram a serem colhidos.
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário