terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Educação e saúde em primeiro plano

Por Ismael André



Programa Saúde na Escola em Ruy Barbosa, implantado desde 2009, vem permitindo experimentar novas maneiras de ampliar o acesso dos estudantes às ações e serviços de saúde e encaminhar as políticas públicas de educação e saúde.

Na articulação de saberes, a participação dos diversos atores tem sido fundamental para o desenvolvimento do Programa, permitindo estabelecer canais de comunicação que garantam o desenvolvimento das ações de forma a ampliar o alcance e o impacto dessas aos estudantes e suas famílias.

A transferência de recursos financeiros, didáticos e de equipamentos com a implantação do PSE, pelo Ministério da Saúde, foi muito importante para o município desenvolver uma proposta de implementação de ações e serviços de saúde no ambiente escolar. A possibilidade de utilizar os recursos disponíveis de forma organizada favorece o alcance de resultados mais satisfatórios à saúde dos estudantes. Impõem-se ainda muitos desafios na atenção à saúde nas escolas, principalmente para ampliar o acesso à consulta médica básica (avaliação clínica) pelas equipes da Estratégia Saúde da Família - ESF.

A ampliação do diálogo, através da implantação dos Comitês e Núcleos de Monitoramento pode criar processos de participação de estudantes, profissionais e pais, permitindo que a voz destes seja ouvida, possibilitando mudanças na organização da atenção à saúde da comunidade escolar.

Ruy Barbosa desenvolve as seguintes ações pelo PSE: capacitação de profissionais da área de educação e saúde para trabalhar junto aos alunos nos diversos temas relacionado à gravidez na adolescência, sexualidade, drogas; prevenção das DST/AIDS, dentre outros temas, a inclusão das principais endemias do município na pauta de planejamento das oficinas do PSE, na perspectiva de que educando e educadores possam ser multiplicadores de informação na escola, na família e na comunidade, através de experiências protagonistas; atendimento às demandas das escolas com temas referentes à saúde, realizando palestras, oficinas e outras atividades, distribuição de kits de limpeza de higiene bucal nas escolas e unidades de saúde da ESF. O grupo de trabalho intersetorial (GTI), se reuniu neste inicio de ano com os profissionais da saúde e coordenadores escolares para programar juntamente com a educação o plano de trabalho para este ano de 2012 que será apresentada aos professores da rede municipal de ensino nos Estudos Pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário