terça-feira, 23 de agosto de 2011

Início da elaboração do Plano de Ações Articuladas-PAR 2011/2014 de Ruy Barbosa-RN

POR: Ivanuza Costa

No dia 19 de agosto de 2011, reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação, a Equipe Local, responsável pela elaboração do PAR, contemplando os seguintes segmentos: Dirigente Municipal de Educação; técnicos da Secretaria Municipal de Educação; representante dos diretores municipais de escola; representante de professores da zona rural; representante de professores da zona urbana, representantes dos coordenadores ou supervisores pedagógicos; representante do quadro técnico-administrativo das escolas; representantes dos Conselhos Escolares e representante do Conselho Municipal de Educação.

Em 2010 o PAR completou três anos e, na etapa atual, os municípios estão sendo orientados a revisarem os seus diagnóstico, permitindo assim, uma atualização dos dados da realidade local, com ênfase na importância do planejamento na construção da qualidade do ensino. O diagnóstico para a elaboração do PAR 20011-2014 será desenvolvido um conjunto de ações, sendo um momento de reencontro do município com o seu Plano de Ações articuladas.

Após formação do comitê local e Equipe local, foram respondidas as 15 questões pontuais, sendo marcado para o dia 25 de agosto na Secretaria Municipal de Educação o início da construção do diagnóstico da Rede Municipal de Ensino.
O diagnóstico será minucioso na realidade educacional local nas quatro dimensões que compõem a estrutura do Plano de Ações Articuladas:
• Dimensão 1 – Gestão Educacional;
• Dimensão 2 – Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar;
• Dimensão 3 – Práticas Pedagógicas e Avaliação;
• Dimensão 4 – Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.
Esse trabalho está dividido em duas etapas:
• 1ª Etapa: Aplicação do instrumento diagnóstico da situação educacional na rede municipal.
• 2ª Etapa: Elaboração do PAR propriamente dito.









Nenhum comentário:

Postar um comentário