sexta-feira, 2 de outubro de 2015

III Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no município de Ruy Barbosa – RN



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação e Cultura realizaram no dia 17 de setembro de 2015, o encontro de formação dos professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015 Foco temático: Avaliação na alfabetização na perspectiva de um currículo inclusivo
A Professora Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, iniciou com a apresentação da Leitura deleite: Minha Escola de Ascenso Ferreira, reflexão a partir da leitura de imagens: Um olhar sobre práticas avaliativas, seguindo com a exposição dialogada: Reflexão sobre práticas avaliativas inclusivas. Como atividade vivencial, houve um leitura em grupo, para a construção do quadro síntese com base na leitura realizada, pontuando aspectos relevantes das dimensões da avaliação formativa, sendo realizado uma  socialização/discussão da atividade vivencial;
Continuando com uma apresentação da Avaliação da Aprendizagem dos alunos e a Reflexão sobre práticas avaliativas inclusivas, através de uma exposição dialogada e a apresentação de Relatos de Experiências: estratégia formativa e socialização.







II Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no município de Ruy Barbosa – RN



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação e Cultura realizaram no dia 10 de setembro de 2015, o encontro de  formação dos professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015 objetivou a abordagem do tema Currículo e Direitos de aprendizagem, oportunizando reflexão e reorganização das ações docentes.
A Professora Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, iniciou com a apresentação de um vídeo de contação de história como Leitura deleite: Bian Bedran – O pescador, o anel e o rei, retomando do 1º encontro com a sistematização das discussões da leitura do texto sobre Currículo, realizando uma leitura compartilhada da seção Iniciando a conversa, enfocando os objetivos do caderno 01 -  Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização.
Seguindo com uma Leitura dirigida sobre o Ciclo de Alfabetização e os Direitos de Aprendizagem p. 19 – 29 promovendo discussões das ideias registradas pelos cursistas e a socialização das discussões, refletindo sobre o Qual o papel do currículo escolar na sociedade que queremos? E quais os desafios para se propor um currículo inclusivo e multicultural?








I Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no município de Ruy Barbosa – RN



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação e Cultura realizou no dia 03 de setembro de 2015, a abertura da formação de professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015 com o objetivo de retomar os aspectos trabalhados em Língua Portuguesa na Formação do PNAIC 2013/2014 e apresentar a proposta de trabalho do PNAIC 2015. Professora Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, iniciou as ações formativas do PNAIC, com a apresentação da pauta do encontro do Pacto para os professores alfabetizadores do município de Ruy Barbosa-RN 2015, abordando o foco temático: Organização do Trabalho Pedagógico e Currículo, seguindo com a Abertura pelo Secretário de Educação e Cultura: José Januário de Souza Neto e a entrega dos Certificados dos Professores Alfabetizadores.
Dando prosseguimento  com uma Leitura deleite: O mais bonito (Acervo do PNAIC) e a apresentação da Dinâmica de Formação 2015,retomada dos diagnósticos – Consolidação do 1º Semestre e a Agenda da Professora Alfabetizadora, Auto Avaliação docente da prática alfabetizadora.
No momento de estudo foi realizado a Leitura do texto: Professor como protagonista: a construção da autonomia docente no processo de formação continuada, objetivando a Produção de mapa textual culminando com uma Socialização das idéias dos cursistas.

















Projeto de Leitura TRILHAS II Encontro Local



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Realizaram: O II Encontro do Projeto de Leitura TRILHAS, através da Coordenação Geral de Ensino, com o objetivo de auxiliar a prática pedagógica dos docentes de Educação infantil e Ensino fundamental na garantia da cultura leitora.
O projeto TRILHAS segue apoiando o trabalho dos professores no alcance da meta de alfabetização até os 8 anos. O TRILHAS é um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.