segunda-feira, 4 de agosto de 2014

3º Encontro de Formação dos Orientadores de Estudo do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação nos dias 29 julho a 01 de agosto de 2014 foi representada pela Orientadora de Estudo a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa no 3º Encontro de Formação dos Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no Imirá Plaza Hotel em Natal RN.
A Formação teve início com a socialização das experiências locais da 2ª Formação/2014 pelos Orientadores de Estudo, e a retomada de Língua portuguesa com uma palestra ministrada por Denise Maria de Carvalho Lopes e Elaine Santana de Oliveira.
O foco temático a Construção do sistema de numeração decimal, objetivou fornecer subsídios que permitam ao professor encaminhar a construção do SND em situações lúdicas de modo que a criança possa investigar as regularidades do SND para compreender o princípio posicional de sua organização. Sendo trabalhado os objetivos do Caderno 3 e a retomada dos Direitos de Aprendizagem de Matemática, as Relações entre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e O Sistema de Numeração Decimal (SND), a Construção da caixa de Matemática e os Jogos na aprendizagem no SND, O LÚDICO, OS JOGOS E O SND, reflexões sobre materiais manipuláveis,papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND.
No estudo do Caderno 4:Operações na resolução de problemas, os objetivos de dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente (quantificação, registros e agrupamentos e construção do SND) focando nos procedimentos operatórios, nas frentes: conceitual e procedimental;tratar das práticas que podem ser desenvolvidas, abordando situações aditivas e multiplicativas, bem como apresentar maneiras de desenvolver o trabalho com cálculo escrito, trabalhando situações aditivas no Ciclo de Alfabetização compreendendo os significados conceituais para a construção do algoritmo do campo aditivo compreendendo os significados conceituais para a construção do algoritmo do campo multiplicativo,algoritmo tradicionais,análises de estratégias que levam ao erro,Mas o que é então um problema matemático?
     Culminando com o Planejamento dos encontros com os professores alfabetizadores, objetivando prever as estratégias e os recursos para os encontros referentes à 3ª formação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário