segunda-feira, 7 de julho de 2014

PMRB e SMEC REALIZRAM: 5º Encontro de Formação das Professoras Alfabetizadoras do Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa – PNAIC em Ruy Barbosa-RN



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou no dia 03 de julho de 2014 na sede da Secretaria Municipal de Educação de Ruy Barbosa – RN, o 5º Encontro de Formação de professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2014 com o foco temático: Retomada em Língua Portuguesa,objetivando a reflexão  acerca das concepções que fundamentam o ensino da leitura numa perspectiva interacionista, destacando a leitura como um objeto de conhecimento e aprendizagem e a Educação do Campo, objetivando o aprofundamento da  relação entre Educação do Campo e a Educação Matemática, a partir do contexto histórico.

A Orientadora de Estudo, a Coordenadora Geral de Ensino Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa, apresentou os resultados dos 1º diagnósticos de escritas realizados pelas professoras alfabetizadoras enfatizando a melhoria dos resultados em relação ao ano letivo de 2013, ressaltando a importância do acompanhamento desses diagnósticos para o desenvolvimento das ações do PNAIC, bem como apresentou o resultado da Provinha Brasil 1ª Etapa realizada nas turmas do 2º ano do ensino fundamental de toda a rede, observando que tanto em Leitura quanto em Matemática o município se apresenta com nível 3, um resultado que requer busca de mais esforços para conseguirmos o nível 5 que é o de excelência. 

A leitura deleite: Quando a escola é de vidro - Ruth Rocha serviu para a reflexão sobre que tipo de escolas nós temos para dar início a exposição dialogada: Fundamentos e concepções da leitura, seguindo com uma problematização: Para ensinar a ler! O que ensinar? Como ensinar?

Em seguida foi reforçado o cronograma dos encontros  de julho a agosto 2014, fixados datas para o cumprimento da carga horária da formação. 
ENCONTROS
DATAS
TEMÁTICAS
03 DE JULHO
RETOMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA- LEITURA/ EDUCAÇÃO DO CAMPO
10 DE JULHO
CADERNO 1- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/EDUCAÇÃO INCLUSIVA
17 DE JULHO
CADERNO 1 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
24 DE JULHO
CADERNO 2 - QUANTIFICAÇÃO, REGISTROS E AGRUPAMENTOS
07 DE AGOSTO
ADERNOS 2 - QUANTIFICAÇÃO, REGISTROS E AGRUPAMENTOS
10º
14 DE AGOSTO
RETOMADA DE LINGUA PORTUGUESA/DIRREITOS DE APRENDIZAGEM
TOTAL DE 6 ENCONTROS DE 4 HORAS
TOTALIZANDO 24 HORAS/AULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário