terça-feira, 10 de junho de 2014

PMRB e SMEC: 2º Encontro de Formação dos Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação e Cultura nos dias 02 a 05 de junho de 2014 foi representada pela Orientadora de Estudo a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa no 2º Encontro de Formação dos Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no Imirá Plaza Hotel em Natal RN.
Nos momentos de estudo foram trabalhados como foco temático o Caderno 1 do PNAIC: A Organização do Trabalho Pedagógico com objetivando caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas a alfabetização matemática de todos os alunos;destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização;apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;compartilhar vivências de professores que buscam garantir os direitos de aprendizagem matemática de todos os alunos.Sendo retomada a formação inicial com o objetivo de retomar e compartilhar as ações em cada município.No foco em Leitura com vista a refletir acerca das concepções que fundamentam o ensino da leitura numa perspectiva interacionista, destacando a leitura como um objeto de conhecimento e aprendizagem.No foco temático de Educação Inclusiva, objetivou a compreensão da importância de um trabalho considerando as diferenças dos alunos com ações voltadas a promover o acesso, participação e aprendizagem dos mesmos.No Caderno 2 a temática foi Alguns conceitos na construção do número, Usos e Funções Sociais da Matemática e dos Números, Alfabetização Matemática, objetivando Discutir o desenvolvimento da Matemática e os seus usos sociais, especificamente, as funções sociais dos números;Compreender os conceitos de senso numérico, agrupamento e correspondência um a um na construção do número pela criança;Sistematizar algumas ideias que as crianças constroem sobre os números nos processos de alfabetização matemática. 

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