quinta-feira, 25 de abril de 2013

1ª Reunião com Monitores do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2013.

Por: Januário Neto


Na ultima quinta-feira 25 de Abril de 2013, Realizou a 1ª Reunião com os monitores do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2013 do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza (ZONA URBANA), e da Unidade Escolar João de Moura Barbosa (ZONA RURAL). Participaram do encontro o Secretário Municipal de Educação/ Coordenador Municipal do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: José Januário de Souza Neto, o Diretor do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza: José Wilton da Silva Nascimento, o Coordenador Institucional/ Professor Comunitário: Israel Soares de Araújo e os Monitores da Zona Urbana e Rural 2013.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
       O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

        Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.





11 comentários:

  1. Poderiam procurar pessoas capacitadas(ou que estão se capacitando) para fazer com que as coisa fossem para frente, por isso que nunca iremos conseguir um ensino de qualidade em Ruy Barbosa, pessoas que não sabem nem se expressar perante outras, fica difícil o entendimento. tanta gente da cidade faz faculdade, essas oportunidades, tinham que se dadas a essas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanta gente faz faculdade?????????
      E isso não já é um indicativo de a EDUCAÇÃO esta melhorando??
      ou vc é do grupo egoista que não quer ver ninguem com formação igual ou superior a sua?
      Esse município é, proporcionalmente, o que tem o maior numero de UNIVERSITÁRIOS na região.

      Excluir
    2. Pelo que eu sei, a quantidade de universitários não pode ser levado em consideração quanto ao avanço do ensino,pois qualquer um sabe que muitos desses estudantes foram em busca da universidade atravéz do FIES,poucos conseguiram bolsas ou passaram no vestibular, temos sim a capacidade de colocarmos um numero maior de alunos na faculdade,como?!
      deixando de ser hipócrita e investindo em educação de verdade,dar oportunidade pra quem tá estudando é um insentivo aos estudantes,deixemos de lado essa politicagem besta que em nada ajuda ,pelo contrário paralisa o desenvolvimento intelectual de um povo,criando assim fantoches que se deixam manipular em troca de uma mísera quantia em dinheiro,como se vendessem a alma.deixo aqui algumas palavras do mestre (Paulo Freire)" A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo."
      "O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As consequências são estas que se vê."(Theodore Palmquistes).
      perdão se por acaso machuquei alguem ,essa é minha opinião e ninguem tira isso de mim...

      Excluir
  2. Como é que você tem coragem de fazer um comentário ridículo, disprézivel, com esses jovens que estão tendo a oportunidade de um trabalho? razão maior por não estarem ainda frequentando, devido as condições financeiras, que a partir dai terão a oportunidade de poder ingressar em uma universidade. Deixe a prefeita trabalhar!!! E dar oportunidade a quem merece. Seu(a) disprezível!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ta se referindo a Maria de Lalá é???? Maria também é gente viu???????

    ResponderExcluir
  4. Cuidado q inveja mata.

    ResponderExcluir
  5. Maria de Lalá faz faculdade e Vitória também é melhor vcs se atualizar, pra depois ñ comentar o q ñ sabe,e nem Maria o nome dela é ainda por cima é burro.

    ResponderExcluir
  6. Oportunidade. Todos merecemos uma. É o que essas pessoas estam tendo. Espero que agora estudem bastante e consigam fazer um bom trabalho.
    LEMBRETE: Há pessoas nesse grupo que não votaram na Prefeita Nica nem por isso estam deixando de ter a sua oportunidade.
    Parabéns a Prefeita e aos bolsistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voto é secreto , como vc sabe que tem pessoas que votaram contra?eles confessaram a vc?

      Excluir
  7. Isso prova, mais uma vez que a NOSSA PREFEITA FAZ POR TODOS , DANDO OPORTUNIDADES AOS NOSSOS JOVENS de frequentar UNIVERSIDADES, COLOCANDO UM ONIBUS PARA TRANSPORTÁ-LOS... SABER QUANTO CUSTA UMA PASSAGEM PARA NATAL? R$40,00 FAÇAM AS CONTAS TODOS OS DIAS E VEJAM QUANTOS DESSES ALUNOS IRIAM TER ESTA OPORTUNIDADE!! .................RESPONDA VOCÊ, QUE CRITICA TANTO A PREFEITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns para os jovens que foram até ela pedir esse ônibus,ela não fez mais do que o dever de colocar, como candidata ela prometeu ajudar os universitários ,essa foi uma promessa dela, e promessa é pra ser cumprida.

      Excluir