No dia 27 de abril de 2013, na Secretaria Municipal
de Educação de Ruy Barbosa-RN, aconteceu o 2º encontro de Formação das
Professoras Alfabetizadoras do município pelo Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa -PNAIC,concluindo a I Unidade do curso ( 12 horas),estavam
presentes os 11 professoras alfabetizadoras cursistas da Rede Municipal de
Ensino,a Coordenadora Local, Professora Especialista Rita Ferreira da Silva e a
Orientadora de Estudo, Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira
Costa.
Iniciando com uma Leitura Deleite intitulada Dona
Licinha de Fanny Abramovich, instigando as cursistas a realizarem um estudo
dirigido com base nas ideias emergidas a partir da leitura realizada,
considerando as principais características de um(a) bom(a) professor(a) e
o que se pode fazer para a melhoria da prática do professor(a).
Para o fechamento desta Unidade do curso,
trabalhou-se com três temáticas pertinentes a alfabetização dos
alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando entender a
concepção da alfabetização na perspectiva do letramento, aprofundando a
compreensão sobre currículo na perspectiva da educação Inclusiva e as
diferentes concepções de alfabetização, compreendendo ainda
a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e
construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem.
A leitura dos quadros de Direitos de aprendizagem
no ciclo de alfabetização - Língua Portuguesa vem frisando que, a escola
é obrigatória para as crianças e tem papel relevante em sua formação
para agir na sociedade e para participar ativamente das diferentes esferas
sociais, como garante a Lei 9.394 nos artigos 22 e 32. Nos quadros são expostos
sugestões acerca de como tratar a progressão de conhecimento ou
capacidade durante o ciclo de alfabetização, introduzindo, aprofundando e/ou
consolidando aprendizagens.
Apresentando ainda para os cursistas, fichas de
acompanhamento da aprendizagem das crianças e o Perfil de grupo como sugestão
de instrumento de acompanhamento e registro de aprendizagem.
Enfatizou-se
o trabalho pedagógico com o Calendário Sociocultural das escolas da
Rede Municipal de Ensino e o planejamento de aula de acordo com as ações
planejadas na construção do calendário sociocultural.
Cada cursista cursista visitou o Sistema Integrado
de Monitoramento Execução e Controle-SIMEC/SISPACTO para a realização de suas
avaliações e conhecimento do sistema para posterior manuseio.
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