terça-feira, 30 de abril de 2013

SME Realiza : 2º Encontro da I UNIDADE do PACTO.

Por: Ivanuza Costa


No dia 27 de abril de 2013, na Secretaria Municipal de Educação de Ruy Barbosa-RN, aconteceu o 2º encontro de Formação das Professoras Alfabetizadoras do município pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC,concluindo a I Unidade do curso ( 12 horas),estavam presentes os 11 professoras alfabetizadoras cursistas da Rede Municipal de Ensino,a Coordenadora Local, Professora Especialista Rita Ferreira da Silva e a Orientadora de Estudo, Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa.
Iniciando com uma Leitura Deleite intitulada Dona Licinha de Fanny Abramovich, instigando as cursistas a realizarem um estudo dirigido com base nas ideias emergidas a partir da leitura realizada, considerando as principais características de um(a) bom(a) professor(a) e o que se pode fazer para a melhoria da prática do professor(a).
Para o fechamento desta Unidade do curso, trabalhou-se com três temáticas pertinentes a alfabetização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando entender a concepção da alfabetização na perspectiva do letramento, aprofundando a compreensão sobre currículo na perspectiva da educação Inclusiva e as diferentes concepções de alfabetização, compreendendo ainda a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem. 
A leitura dos quadros de Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização - Língua Portuguesa vem frisando que, a escola é obrigatória para as crianças e tem papel relevante em sua formação para agir na sociedade e para participar ativamente das diferentes esferas sociais, como garante a Lei 9.394 nos artigos 22 e 32. Nos quadros são expostos sugestões acerca de como tratar a progressão de conhecimento ou capacidade durante o ciclo de alfabetização, introduzindo, aprofundando e/ou consolidando aprendizagens.
Apresentando ainda para os cursistas, fichas de acompanhamento da aprendizagem das crianças e o Perfil de grupo como sugestão de instrumento de acompanhamento e registro de aprendizagem.
Enfatizou-se o trabalho pedagógico com o Calendário Sociocultural das escolas da Rede Municipal de Ensino e o planejamento de aula de acordo com as ações planejadas na construção do calendário sociocultural.
Cada cursista cursista visitou o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle-SIMEC/SISPACTO para a realização de suas avaliações e conhecimento do sistema para posterior manuseio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário