quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vem aí o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Por Ismael André (texto base: Rádio Pela Infância)


O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 está na reta final. O objetivo desse projeto é melhorar de forma concreta a vida de cada criança e adolescente que vive no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira. O trabalho começou em 2009 e termina agora em 2012, com a participação de mais de 1.800 municípios, dentre eles RUY BARBOSA.
O Selo UNICEF mobiliza gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, adolescentes, crianças, famílias... Toda a sociedade, a fim de fortalecer o município para que cada criança e adolescente - seja na área urbana, nos povoados rurais, nas comunidades quilombolas ou indígenas - possa crescer e se desenvolver integralmente. A conquista do Selo UNICEF Município Aprovado é o certificado de que os índices sociais - ou seja, os números que medem a qualidade de vida dessa população melhoraram.
De maio a junho deste ano, cada município deve realizar uma etapa fundamental para a conquista do Selo, que é organizar o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Em Ruy Barbosa será em 30 de maio. No 1º Fórum Comunitário, realizado em 2010, os municípios fizeram um diagnóstico de como vivem as crianças e os adolescentes, a fim de elaborar o Plano Municipal de Ação. Agora a população está sendo chamada a participar novamente. É o momento de a comunidade se reunir para analisar quanto o município melhorou em relação às políticas e serviços públicos destinados à infância e adolescência.
O trabalho do 2º Fórum Comunitário será coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Comissão Municipal Pró-Selo, ligada à prefeitura.

Você não pode faltar ao 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.
É a população participando para dizer como o município avançou. O UNICEF analisa os números, os avanços alcançados, mas também ouve a população. Afinal, quem seria mais indicado pra dizer o que precisa melhorar do que você que vive no município? As famílias vão ter a oportunidade de dizer onde sentiram diferenças positivas para as crianças e adolescentes e o que ainda precisa ser desenvolvido.
No dia do 2º Fórum, o município contará com a presença de um mediador capacitado pelo UNICEF. Mas, ele é totalmente imparcial e não tem nenhuma ligação com o Estado. Como aconteceu no 1º Fórum Comunitário, o prefeito ou a prefeita, seus secretários e assessores poderão ser convidados para o evento, mas não devem participar ou interferir na avaliação. O compromisso de examinar os indicadores e garantir a conquista do Selo UNICEF Município edição 2009–2012 é exclusivamente do UNICEF. Também é dever do mediador verificar o grau de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. Afinal, temos de saber se os órgãos estão mesmo cumprindo seu papel de garantir e proteger os direitos das crianças e adolescentes.

Estamos lutando pelos direitos da infância e adolescência, certo?
Então não podemos esquecer que toda criança e adolescente tem direito de participar do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Por isso, meninas e meninos, participem! O espaço está aberto, agora e sempre, para que vocês expressem as suas ideias, tenham suas opiniões valorizadas e façam contribuições ao fortalecimento das políticas públicas. Para atuar na realização e avaliação do 2º Fórum é só preencher uma ficha de inscrição no dia do evento. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conta com o apoio das lideranças adolescentes para coordenar o processo.

Atenção: a participação de todos é muito importante nesta etapa da conquista do Selo UNICEF. O depoimento de cada um é levado em consideração na hora de a Comissão avaliar a pontuação do município. Todos os membros da comunidade mobilizados para o 2º Fórum Comunitário, por meio de veículos de comunicação e outros meios, poderão participar da avaliação. É só chegar na hora e preencher a ficha de inscrição, que vai ser entregue ao Mediador do Selo. A diversidade dos participantes, moradores de comunidades urbanas e rurais, de mulheres e homens, de diferentes grupos étnico-raciais, de pessoas com deficiência e de gente de todas as classes sociais e idades, especialmente adolescentes, é essencial. Todos em busca de melhorias, todos em busca do Selo UNICEF. Vamos participar, gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário