quarta-feira, 14 de abril de 2010

Notícias EXtras!!!

Inep inicia pesquisa sobre perfil de secretários municipais de educação

Teve início no dia 30 de março a coleta de dados para a Pesquisa sobre o Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação. O levantamento, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com parceria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), busca informações sobre todos os 5.564 secretários municipais de educação do Brasil.

O dirigente deverá informar dados pessoais (sexo, raça, idade, estado/uf de residência), profissionais (escolaridade, experiência na área de educação) e de participação política. Deverá responder, ainda, sobre seus conhecimentos acerca dos programas educacionais realizados em nível nacional, como Ideb e PAR (Plano de Ações Articuladas) e dizer se tem necessidade de capacitação e de assessoramento. Todas as informações serão tratadas em conjunto e será guardado absoluto sigilo dos dados individuais.

É a segunda vez que se realiza essa pesquisa no Brasil. A primeira foi feita pela Unesco em 1999 e publicada em 2000. O Inep já fazia levantamento de dados de alunos e professores, no Censo Escolar, e de diretores, no Saeb. Mas não fazia coleta de dados dos secretários de educação, deficiência que esta pesquisa pretende sanar. Esse objetivo será atingido a depender do grau de adesão dos gestores municipais.

Para estimular o máximo de participação, os técnicos do Inep procuraram elaborar um questionário de fácil e rápido preenchimento. Nos pré-testes aplicados, a média de tempo gasto para conclusão do questionário foi de 20 minutos. Para sensibilizar os gestores a responderem a pesquisa, o Inep enviou e-mail e carta para todas as secretarias municipais de educação do país. A coleta de dados irá até o dia 30 de abril, no endereço eletrônico http://pesquisadirigentes.inep.gov.br/index/login. O gestor deverá acessá-lo, realizar o cadastro e só depois do recebimento de confirmação por e-mail é que poderá dar início ao preenchimento, informando o número de seu CPF e a senha já cadastrados.

Fonte: Inep (extraído de: selounicef.org.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário