segunda-feira, 12 de abril de 2010

ESCOLA ATIVA PARA ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RUY BARBOSA-RN

A Escola Ativa é uma proposta metodológica para classes multisseriadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, oferecida pelo Governo Federal – MEC / FNDE / DIPRO / FUNDESCOLA – aos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em parceria com estados e municípios.
O Programa escola ativa é uma estratégia de formação de crianças e adolescentes com defasagem na educação/ e atende jovens camponeses. /a estrutura, em módulos, facilita a permanência do aluno na escola. / aulas dinâmicas e participativas substituem a reprovação e o abandono escolar, criada a fim de melhorar a aprendizagem, a qualidade e a eficiência da educação, principalmente em escolas multisseriadas situadas em áreas rurais.
Combina, em sala de aula, uma série de elementos e de instrumentos de caráter pedagógico/administrativo, cuja implementação objetiva aumentar a qualidade do ensino oferecido nessas classes. Esses elementos são: Guias de Aprendizagem, Cantinhos de Aprendizagem, Governo Estudantil, Escola e Comunidade. Esses elementos combinados entre si têm por finalidade colocar em prática e incorporar à sala de aula, à escola, à família e à comunidade os princípios norteadores que influenciam diretamente a aprendizagem significativa.
Ela pretende que o ALUNO:
- Seja ativo e participativo no processo de construção do saber (Autônomo)
- Se relacione de forma solidária e com companheirismo
- Possua sensibilidade ecológica e respeite o meio-ambiente
- Exercite a ética, crítica e autocrítica na construção da cidadania
Ela pretende que o PROFESSOR:
- Seja mediador na construção do conhecimento
- Seja comprometido com a educação do campo, estando sempre aberto para compartilhar sonhos e ações a serem realizadas
- Promova o cultivo do afeto entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar

A formação dos Educadores do Campo do município de Ruy Barbosa – RN se deu nos dias 22 a 26 de fevereiro de 2010, tendo como Professora –Multiplicadora, a Senhora Maria Ivanuza Ferreira Costa capacitando os educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário