O Município de Ruy Barbosa/RN é Destaque em Pesquisa
de Índice de Oportunidade da Educação Brasileira realizada pelo IOEB Assinado
pelos mesmos autores do Ideb - Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e
Fabiana de Felício, ex-Diretora de Estudos Educacionais do INEP -, o IOEB
aperfeiçoa o sistema de controle social da educação. O índice identifica quanto
cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que
lá vivem. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação
para crianças e jovens de uma determinada localidade. A pergunta a que o IOEB
se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores
oportunidades de educação para crianças e adolescentes?O IOEB inclui as
crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não
estão - responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as
crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola. A
menor unidade de análise do IOEB é o município (o índice por UF é uma agregação
do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como
está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual,
municipal e privada).Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e
cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da
qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez que a atuação em regime
colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil.
Índice de Ruy Barbosa/RN: 4.0
Índice do Estado do Rio Grande do Norte: 3.9
índice da Média no Brasil: 4.5
Classificação por
município do Pólo 03 da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RN
em
Pesquisa Índice de Oportunidade da Educação Brasileira.
1º Barcelona/RN: 4.1
2º
Ruy Barbosa/RN: 4.0
3º Ielmo Marinho/RN: 3.9
4º São Tomé/RN: 3.8
5º Caiçara do Rio dos Ventos/RN
e Santa Maria/RN: 3.7
6º São Paulo do Potengi/RN:
3.6
7º São Pedro/RN e Bom
Jesus/RN: 3.4
8º Riachuelo/RN: 3.1
FONTE: http://www.ioeb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário