Por
Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy
Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação e Cultura realizou no dia 22
de outubro de 2015, o encontro de formação dos professores alfabetizadores pelo
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015 Foco temático: Concepção
de criança, infância, educação e ludicidade.
A Professora Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa,
iniciou com a apresentação da Leitura deleite:Meus oito anos – Casimiro de
Abreu seguindo com a retomada do
encontro anterior dando ênfase aos relatos de experiências e a apresentação do
3º Diagnóstico da escrita por professora alfabetizadora,totalizando o
diagnóstico municipal, a leitura da Seção “Iniciando a Conversa” – Caderno 2
serviu para apresentar os objetivos do referido caderno de estudo.
Para
iniciar a temática houve um momento para a tempestade de ideias: Lembranças da
época de criança e as diferenças em relação à infância das crianças de hoje,
onde os professores puderam fazer um paralelo de sua infância, como brincavam e
se divertiam e o que as suas crianças fazem para se brincar.
A atividade vivencial: Jogo Dramático, oportunizou
as professoras alfabetizadoras um momento lúdico, onde a turma dividida em pequenos
grupos,cada grupo expressou
fisicamente as brincadeiras
conhecidas sem utilizar a fala,listando as brincadeiras apresentadas, em
seguida fizeram a observação que a partir de uma atividade lúdica, podem
oportunizar as crianças na sala de aula uma atividade significativa de
aprendizagem do Sistema de escrita Alfabética – SEA.
A partir dos Textos 1 e 2– Concepção de infância,
criança e educação, A criança no Ciclo de Alfabetização, ludicidade nos espaços
/ tempos escolares,através de leituras e exposição dialogada, as professoras
alfabetizadoras
puderam refletir sobre os conceitos de criança e
infância e sua pluralidade, compreendendo-os enquanto produtos das relações
socioculturais;Compreender a importância do lúdico no desenvolvimento infantil,
valorizando a sua presença no processo educativo da criança;
A segunda atividade vivencial: Vivências
corporais,praticada pelos cursistas onde se divertiram e refletiram sobre os
usos de atividades e jogos educativos em sala de aula, como tarefa de casa: as
professoras irão vivenciar e fazer um relato de experiência de uma seqüência
didática ou atividade planejada com utilização de um dos livros do acervo de
Obras complementares e ou das Vivências corporais indicadas para ser entregue
no próximo encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário