Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal
de Educação nos dias 29
julho a 01 de agosto de 2014 foi representada pela Orientadora de Estudo a Professora Especialista
Maria Ivanuza Ferreira Costa no 3º Encontro de Formação dos Orientadores de
Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no Imirá
Plaza Hotel em Natal RN.
A Formação teve início com a socialização das experiências locais da 2ª
Formação/2014 pelos Orientadores de Estudo, e a retomada de Língua portuguesa
com uma palestra ministrada por Denise Maria de Carvalho Lopes e Elaine Santana
de Oliveira.
O foco temático a Construção do sistema
de numeração decimal, objetivou fornecer subsídios que permitam ao professor
encaminhar a construção do SND em situações lúdicas de modo que a criança possa
investigar as regularidades do SND para compreender o princípio posicional de
sua organização. Sendo trabalhado os objetivos
do Caderno 3 e a retomada dos Direitos de Aprendizagem de Matemática, as Relações entre o Sistema de
Escrita Alfabética (SEA) e O Sistema de Numeração Decimal (SND), a Construção
da caixa de Matemática e os Jogos na aprendizagem no SND, O LÚDICO, OS JOGOS E O SND, reflexões sobre materiais manipuláveis,papéis do
brincar e do jogar na aprendizagem do SND.
No estudo do Caderno 4:Operações na resolução de problemas, os objetivos
de dar continuidade ao trabalho desenvolvido
anteriormente (quantificação, registros e agrupamentos e construção do SND)
focando nos procedimentos operatórios, nas frentes: conceitual e
procedimental;tratar das práticas que podem ser desenvolvidas, abordando
situações aditivas e multiplicativas, bem como apresentar maneiras de
desenvolver o trabalho com cálculo escrito, trabalhando situações aditivas no Ciclo de
Alfabetização compreendendo os
significados conceituais para a construção do algoritmo do campo aditivo
compreendendo os significados
conceituais para a construção do algoritmo do campo multiplicativo,algoritmo tradicionais,análises de estratégias que levam ao erro,Mas
o que é então um problema matemático?
Culminando
com o
Planejamento dos encontros com os professores alfabetizadores, objetivando
prever as estratégias e os recursos para os encontros referentes à 3ª formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário