Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa através da Secretaria
Municipal de Educação e Cultura realizaram na ultima quinta-feira 13 de Março
de 2014 o I Encontro Local do Projeto de leitura TRILHAS 2014, contando com a
participação do Secretário de Educação, Coordenadores/as de escolas, Direção de
escolas Orientador de Estudos PNAIC e Professores/as da Educação Infantil e do
1º ano do Ensino Fundamental com carga horária de 4 horas de atividades.
Os objetivos propostos foram:
As concepções de ensino e de aprendizagem do conjunto de material do TRILHAS e
suas implicações na organização do currículo das turmas de 1º ano do Ensino
Fundamental;Planejamento das atividades do TRILHAS nas escolas;Preenchimento
das fichas de acompanhamento e registro de observação da prática de sala de
aula ou do trabalho de campo realizado nas escolas. A gestão das unidades
escolares articulada às especificidades da criança de 6 anos e ao uso do
conjunto de material do TRILHAS; Planejamento e distribuição da proposta
do TRILHAS na rotina escolar dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do
ensino fundamental.
A abertura do encontro foi feita através de
Mensagem do Secretario Municipal de Educação José Januário de Souza Neto
seguindo com a apresentação do Cronograma de encontros do Projeto de leitura
TRILHAS 2014 pela Coordenadora Geral/Formadora Local, a Professora Especialista
Maria Ivanuza Ferreira Costa que conduziu as atividades do encontro.
Assim, foram discutidas O Projeto TRILHAS está
alinhado ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, assim como ao
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e os Pontos comuns
entre TRILHAS e PNAIC e a sensibilização das ações para se construir uma escola
leitora.
O Portal TRILHAS foi apresentado para a
sensibilização do cadastramento dos professores que compõem a Rede de apoio do
Projeto TRILHAS e suas funcionalidades para estudos e registro de dados
para preenchimento das fichas de leitura,sendo considerado a participação dos
envolvidos no Projeto de Leitura TRILHAS e o planejamento de cada instituição
para o desenvolvimento das ações de leitura nas salas de aula.
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