sexta-feira, 14 de março de 2014

PMRB e SMEC REALIZA: I Encontro Local do Projeto de Leitura TRILHAS 2014


 Por Ivanuza Costa


A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizaram na ultima quinta-feira 13 de Março de 2014 o I Encontro Local do Projeto de leitura TRILHAS 2014, contando com a participação do Secretário de Educação, Coordenadores/as de escolas, Direção de escolas Orientador de Estudos PNAIC e Professores/as da Educação Infantil e do  1º ano do Ensino Fundamental com carga horária de 4 horas de atividades.
Os objetivos propostos foram: As concepções de ensino e de aprendizagem do conjunto de material do TRILHAS e suas implicações na organização do currículo das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental;Planejamento das atividades do TRILHAS nas escolas;Preenchimento das fichas de acompanhamento e registro de observação da prática de sala de aula ou do trabalho de campo realizado nas escolas. A gestão das unidades escolares articulada às especificidades da criança de 6 anos e ao uso do conjunto de material do TRILHAS; Planejamento e distribuição da proposta do TRILHAS na rotina escolar dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do ensino fundamental.
A abertura do encontro foi feita através de Mensagem do Secretario Municipal de Educação José Januário de Souza Neto seguindo com a apresentação do Cronograma de encontros do Projeto de leitura TRILHAS 2014 pela Coordenadora Geral/Formadora Local, a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa que conduziu as atividades do encontro.
Assim, foram discutidas O Projeto TRILHAS está alinhado ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, assim como ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e os Pontos comuns entre TRILHAS e PNAIC e a sensibilização das ações para se construir uma escola leitora.
O  Portal TRILHAS foi apresentado para a sensibilização do cadastramento dos professores que compõem a Rede de apoio do Projeto TRILHAS  e suas funcionalidades para estudos e registro de dados para preenchimento das fichas de leitura,sendo considerado a participação dos envolvidos no Projeto de Leitura TRILHAS e o planejamento de cada instituição para o desenvolvimento das ações de leitura nas salas de aula.


 




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