sexta-feira, 26 de abril de 2019

PMRB e SEMEC REALIZOU: PROJETO TODOS CONTRA A DENGUE 2019.


PROJETOS...”Eles trazem a vida real para a sala de aula, envolvem mais as nossas crianças e jovens nas atividades e são uma das melhores formas de trabalhar.”..(https://novaescola.org.br).
Essa modalidade organizativa cujo objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e   propósitos sociais(apresentam um produto final, que vai ser apreciado por alguém), além de dar um sentido mais amplo às práticas , evita a fragmentação dos conteúdos e convida  os estudantes para o protagonismo na aprendizagem. Foi nessa perspectiva que a Rede Municipal de Ensino de Ruy Barbosa, desenvolveu o Projeto todos contra a Dengue com etapas definidas e objetivos previamente pensados e aprovados. O produto final foi apresentado no âmbito de cada escola, mas entre as atividades realizadas podemos citar:
1.Caminhada pelas vias públicas da cidade com concentração na Praça de Eventos, onde os estudantes apresentaram as produções realizadas durante o desenvolvimento do projeto;
.2.Caça aos criadouros do mosquito, na qual as crianças fantasiadas de super-heróis, agentes mirins saíram à procura de copinhos, pneus ou outros possíveis criadouros que foram espalhados pela escola  propositalmente para este fim).
3.Dramatizações, encenações, confecção de máscaras e  viseiras alusivas ao tema; Apresentação de seminários sobre levantamento de dados estatísticos ,causas e consequências da Dengue e utilização de software educativo( da Dengue);
4. Encenação e palestras realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde com demonstrações de focos do mosquito e orientações sobre o manejo de sacos plásticos, copos, pneus e outros criadouros.
O objetivo é que com o projeto, os alunos (em todas as modalidades de ensino) aprendam e ensinem aos pais, vizinhos e amigos a evitar que esse mosquito se prolifere. Os estudantes como multiplicadores da informação têm papel fundamental nesse combate, pois a corresponsabilidade e a participação na mudança de comportamentos é a principal estratégia para o controle e a diminuição nos casos de Dengue no município.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
EDUCAÇÃO SE FAZ COM COMPROMISSO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RUY BARBOSA
GOVERNANDO PARA TODOS.













Nenhum comentário:

Postar um comentário