terça-feira, 12 de março de 2013

Pacto Nacional pala Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - Formações de Orientadores de Estudo.

Por: Januário Neto


No ultimo dia 11 de Março de 2013, o Secretário Municipal de Educação: José Januário de Souza Neto juntamente com as Coordenadora do PACTO no município de Ruy Barbosa-RN: Rita Ferreira da Silva e a Orientadora de Estudos do PACTO no município de Ruy Barbosa-RN: Maria Ivanuza Ferreira Costa participaram no Auditório do CEMURE – Centro Municipal de Referência – Natal – RN, da abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC, que consiste em uma ação promovida pelo Governo Federal mediante acordo firmado com os estados, municípios e entidades, com a finalidade de enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso pais: a alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização.
Pra isso, o Pacto envolve as seguintes ações:
·         Formação continuada dos Professores Alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
·        Distribuição de matérias didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais;
·        Avaliação sistemática da aprendizagem das crianças;
·        Gestão educacional controle social e mobilização.
Por meio dessas ações o PACTO  visa propiciar condições de trabalho para os professores e gestores de modo a garantir o direito de cada criança de aprender e se alfabetizar.
Nesse contexto a formação continuada dos professores e seus orientadores de estudo é um eixo central.
No Rio Grande do Norte, a formação esta sendo desenvolvida pela UFRN, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, as SMEs dos demais municípios e a UNDIME, em um esforço de cooperação e compromisso com a melhoria da educação.

Secretário Municipal de Educação de Ruy Barbosa-RN: Januário Neto e a Orientadora de Estudos do PACTO no município de Ruy Barbosa-RN: Maria Ivanuza Ferreira Costa

Secretário Municipal de Educação de Ruy Barbosa-RN: Januário Neto e a Coordenadora do PACTO no município de Ruy Barbosa-RN: Rita Ferreira da Silva

Orientadora de Estudos do PACTO no município de Ruy Barbosa-RN: Maria Ivanuza Ferreira Costa e a
Coordenadora do PACTO no município de Ruy Barbosa-RN: Rita Ferreira da Silva

2 comentários:

  1. Alguém sabe informar se o crucifixo que existe na Escola Rita Juventina de Souza, tornou a ser exposto ? O novo diretor se achando que tem o direito de fazer o que quer, mandou retirar o crucifixo que sempre foi exposto na citada escola, como em todas as outras que seguem os princípios Católicos Cristãos, é preciso que se tome as providências com relação a essa atitude deplorável, onde na verdade um PROTESTANTE, jamais deveria fazer ou criar tal atitude. Agora, se ele for o dono da escola, ai sim, retiro o que disse !!! Tenho dito ... sem mais para o momento, deixo aqui o mais sincero abraço.

    ResponderExcluir
  2. estudar nos torna menos ignorantes. Não vejo motivos para julgar seja quem for. O fato é que a escola não é uma congregação religiosa e sim um espaço público, e como espaço não deve expor nenhuma representação religiosa.
    DEUS está aonde falam seu nome.
    Deus abençoe todos dessa escola.

    ResponderExcluir