quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Centenário de Luiz Gonzaga

Por: Januário Neto


No dia 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nascia em Exu (PE) o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que, na pia batismal da igreja matriz da cidade recebeu o nome de Luiz Gonzaga Nascimento.
Com apenas 8 anos de idade, ele substitui um sanfoneiro em festa tradicional na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Canta e toca a noite inteira e, pela primeira vez, recebe o que hoje se chamaria cachê. O dinheiro, 20 mil réis, “amolece” o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro.
A partir daí, os convites para animar festas – ou sambas, como se dizia na época tornam-se freqüentes. Antes mesmo de completar 16 anos, Luiz de Januário, Lula ou Luiz Gonzaga já é nome conhecido no Araripe e em toda a redondeza, como Canoa Brava, Viração, Bodocó e Rancharia.
Um século depois, muitas são as histórias que seus companheiros têm para contar desse homem que fez o povo brasileiro conhecer a dureza da vida no sertão, mas também levou muita alegria com sua sanfona para todo o país.

Um comentário:

  1. Uma das melhores histórias de Luiz Gonzaga, entre tantas outras, foi um relato feito por Waldonys, seu afilhado. Ele conta (Waldonys)Que certa noite, Luiz Gonzaga tocando lá pras bandas de Serrita, começou um bebado esculhambar o próprio Luiz Gonzaga,seu filho da p......... sanfoneiro filho de r............seu corno. Quando, Luiz Gonzaga acabou de cantar. Ele chamou a atenção dos presentes no show e disse "Ô pessoal vcs ajudem a esse rapaz encontrar o pai dele, que faz tempo que ele chama por ele e ele não encontra."

    ResponderExcluir