quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Secretaria de Educação realiza III Planejamento Bimestral

Por: Ivanuza Costa


         No último dia  01 de agosto de 2012 aconteceu o III Planejamento Bimestral realizado pela Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação Geral de Ensino no  Colégio Municipal Rita Juventina de Souza, iniciando com as boas vindas da Coordenadora Geral de Ensino Maria Ivanuza Ferreira  Costa, dando ênfase ao trabalho realizado nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais o Provinha Brasil e a consolidação dos resultados, convidando a formadora municipal Maria Jacicleide Freitas da Fonseca para informar os professores quanto aos cursos do PROINFO  e a formação da nova turma para o Curso Elaboração de Projetos.
Em seguida os professores foram divididos por oficinas pedagógicas de acordo com suas modalidades de ensino:
ü  Oficina 01- Educação Infantil: “ A organização dos espaços,materiais e tempos para as práticas pedagógicas”(Professora/Coordenadora Pedagógica Lílian Carla Rodrigues dos Santos) .Objetivando Repensar o papel da escola na formação de identidades a partir da Educação Infantil nas relações étnico racial.
ü  Oficina 02- Ensino Fundamental Anos Iniciais: Trilhando um caminho com a abordagem interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Professora/Coordenadora Maria  Jacicleide Freitas da Fonseca).Com o intuito de proporcionar aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental uma articulação interdisciplinar com o acervo complementar distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD,visando o despertar da curiosidade infantil, o jogo, a ficção e o acesso lúdico da criança letramento e a alfabetização para a sua inserção ao mundo da escrita e a cultura letrada.
ü  Oficina 03 – Projeto Interdisciplinar: Folclore (Professora/ Coordenadora Francisca Raimunda Andrade Ribeiro). Objetivando ampliar o conhecimento cultural dos alunos, valorizando a diversidade folclórica no Brasil enfatizando a cultura local.
O planejamento das ações didático-pedagógicos com os coordenadores pedagógicos de cada instituição escolar priorizou questões como:
ü  Pontos significativos a serem considerados nos planejamentos de acordo com o Calendário Escolar:
ü  Reunião de Pais e Mestres: O quê e como organizar?
ü  Dia do estudante/Marcha Estudantil/Incentivo a Leitura. (1º sábado letivo);
ü  Semana de Jogos Estudantis
ü  Independência do Brasil: Abordagem pedagógica com o tema.
Coordenadora Geral de Ensino Municipal: Ivanuza Costa.

Professores da Rede Municipal de Ensino e Ruy Barbosa - RN

Formadora do PROINFO: Maria Jacicleide


Projeto Interdisciplinar: Folclore (Professora/ Coordenadora Francisca Raimunda Andrade Ribeiro). Objetivando ampliar o conhecimento cultural dos alunos, valorizando a diversidade folclórica no Brasil enfatizando a cultura local.

 Ensino Fundamental Anos Iniciais: Trilhando um caminho com a abordagem interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Professora/Coordenadora Maria  Jacicleide Freitas da Fonseca).

Educação Infantil: “ A organização dos espaços,materiais e tempos para as práticas pedagógicas”(Professora/Coordenadora Pedagógica Lílian Carla Rodrigues dos Santos) .



Novo Curso Elaboração de Projetos - PROINFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário