sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Reforço Escolar em Ruy Barbosa – RN


Por  Ivanuza Costa

A Secretaria Municipal de Educação oportunizou um Reforço Escolar no Contraturno, objetivando subsidiar alunos do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem, sendo atendidos prioritariamente alunos dos 5º anos do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza.
As aulas aconteciam no Prédio da Secretaria Municipal de Educação no turno noturno, das 18h 30 min às 20h 00 três vezes por semana, sendo ministradas aulas de Língua Portuguesa pela professora Esp. Ana Rodrigues de Souza e Matemática pela Professora Esp. Jakeline de Lima Medeiros.
Professora Esp. : Jakeline Medeiros e Alunos do Reforço Escolar de Matemática. 

Professora Esp. : Ana Rodrigues e Alunos do Reforço Escolar de Língua Portuguesa. 

O Projeto Reforço Escolar no contraturno foi idealizado pela Coordenadora Geral de Ensino Profª Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, sendo observada a seguinte problemática: Como melhorar o desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I na avaliação da Prova Brasil e a inserção no 6º ano do Ensino Fundamental I
Assim, foi levantada a hipótese de melhoria e desenvolvimento intelectual a partir do trabalho educativo que abordando a linguagem escrita e matemática de forma contextualizada com a realidade ao qual os alunos estão inseridos, sistematizando os conhecimentos prévios.
 Durante as aulas foi intensificada a leitura e a escrita, estimulando os alunos a utilizarem diversos suportes para a linguagem escrita e matemática.
Em reunião pedagógica realizada pela Coordenadora Geral de Ensino Maria Ivanuza Ferreira Costa na Secretaria Municipal de Educação, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza Maria Jacicleide Freitas da Fonseca relatou que, dentre muitos avanços nesta modalidade de ensino, o Reforço Escolar oportunizou maior desempenho dos alunos que estavam com dificuldades de aprendizagens. Esta fala também, permeia, entre os professores do 5º ano do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza.
 Alunos do 5º ano participantes do Reforço Escolar no Contraturno, em conversa informais com os alunos Alan Kleiton Inácio de Souza e José Guilherme da Silva do 5º ano “A” do Colégio Municipal Rita Juventina de Souza, os alunos afirmaram que as aulas de Língua Portuguesa serviram para o desenvolvimento da escrita e a forma foi apresentado a matemática, revisando as “contas” ajudou a compreensão dos conteúdos ministrados pelo professor regente e que gostariam que continuassem o reforço no próximo ano.
Trabalhando na perspectiva de uma educação cada vez melhor, com qualidade social, o Secretário Municipal de Educação José Aurimar Belarmino, aponta o Reforço Escolar no contraturno produtivo para o desenvolvimento das atividades curriculares. A partir de diagnóstico realizado pelos professores da Rede, ao início do ano letivo de 2012, vem assegurando a continuação do Projeto Reforço Escolar como ação relevante pela Secretaria Municipal de Educação de Ruy Barbosa- RN.

2 comentários:

  1. Parabéns à todos pela brilhante ideia!!

    ResponderExcluir
  2. São de ideias, que sem o apoio e incentivo por parte dos gestores,não seria produtivo...mas,há 3 anos, o município vem apresentando uma crescente transformação...trabalho com seriedade, especialmente no campo educacional do município.

    ResponderExcluir