Por Ivanuza Costa
A
Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de
Educação e Cultura realizou nos dias 23 a 27 de fevereiro de 2015, a Semana de
Estudos Pedagógicos 2015 na sede da Secretaria Municipal de Educação e
Cultura, no dia 23 de fevereiro o público alvo foram os Professores de
Educação Infantil e os cursistas de Pedagogia da IESP, no primeiro momento do
dia foi abordado as ações do Projeto de Leitura TRILHAS pela Coordenadora Geral
de Ensino/ Formadora Local, a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira
Costa com o objetivo de Propiciar aos professores, as especificidades do
Projeto TRILHAS no contexto escolar, bem como a articulação das práticas
pedagógicas baseadas em atividades de leitura e escrita com aspectos
relacionados aos currículos e à convergência de mídias e tecnologias de
educação existentes na escola. No segundo momento foi a oficina de Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva ministrado pelas Professoras
Especialistas Rita Ferreira da Silva e Vitoria Rosecleide da Costa, onde
continuaram a ministrar a mesma oficina nas demais modalidades de ensino,
seguindo com a Proposta para trabalhar pedagogicamente saúde bucal na Educação
Infantil com o Cirurgião Dentista Héverton Duarte. A Coordenadora
Pedagógica Professora Especialista Lílian Carla Rodrigues dos Santos
Organização do tempo e espaço Pedagógico na Educação Infantil, concluindo as
atividades do dia com a Diretora Professora Especialista Francisca
Raimunda Andrade Ribeiro realizando uma breve reflexão sobre a Avaliação a
Aprendizagem na Educação Infantil.
No
dia 24 de fevereiro de 2015 o público alvo foram as Professoras Alfabetizadoras
da Rede Municipal de Ensino ministrado pela orientadora de Estudo a Professora
Especialista Maria Ivanuza Ferreira Costa Ações do projeto de Leitura TRILHAS,
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva objetivando refletir
acerca da inclusão de alunos com deficiência na escola, em Matemática foi
apresentado a Proposta de ações que ajudam a acompanhar o desempenho da turma e
o quadro de desempenho das turmas: o que fazer com os resultados observados? Em
Língua Portuguesa acompanhar dados de aprendizagem das escolas e pensar o
início do ano letivo 2015
No
dia 25 de fevereiro de 2015 o público alvo foram os professores de 4º ao 5º Ano
da Rede Municipal de Ensino, seguindo com a Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva, discussão sobre o Projeto Prova Brasil – Melhoria do IDEB,
sendo realizado uma leitura dialogada e uma oficina Orientações de Língua
Portuguesa e Matemática Matrizes de Referencia do Prova Brasil com a
Coordenadora Geral de Ensino a Professora Especialista Maria Ivanuza Ferreira
Costa. Seguindo com a temática Avaliar x Corrigir, discussão realizada pelo
Diretor Professor Especialista José Wilton da Silva Nascimento, Professor
Especialista José Leandro da Silva e Professora Especialista Vitória Rosecleide
da Costa encerramento das atividades do dia.
No dia 26 de fevereiro de 2015 o público alvo foram os Professores de 6º
ao 9º ano e EJA com a oficina sobre a Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva; Projeto Prova Brasil – Melhoria do IDEB e a Avaliação
da Aprendizagem pela Coordenadora Pedagógica Professora Especialista Ana
Ledjane de Souza, seguindo com a Palestra Proposta para trabalhar
pedagogicamente saúde bucal na Educação de Jovens e Adultos ministrado pelo
Cirurgião Dentista Héverton Duarte.
No dia 27 de fevereiro de 2015 o
Planejamento das Ações 2015 foram realizados por instituição escolar:
n
Colégio
Municipal Rita Juventina de Souza;
n
Creche
Proinfância Joseane Coutinho Dias;
n
Centro
Municipal de Ensino Rural;
n
Unidade
Escolar João de Moura Barbosa
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