Por
Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa através da
Secretaria Municipal de Educação e Cultura participaram do Seminário de
Encerramento do Curso de Formação de Orientadores de Estudo – Matemática foi
realizada nos dias 15 a 17 de dezembro de 2014 no Praiamar Hotel e Convenções.
As participantes representantes do município de Ruy
Barbosa- RN foram: a Coordenadora Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa – PNAIC, Rita Ferreira da Silva, a Orientadora de Estudo do
PNAIC , Maria Ivanuza Ferreira Costa e a Professora Alfabetizadora Ana
Rodrigues de Souza.
No dia 15 de dezembro iniciou-se com o credenciamento
e o café de boas vindas, na solenidade de abertura houve uma apresentação
musical Grupo da Escola de Música da UFRN, seguindo com palestras, a primeira
palestra teve como tema: Formação de Professores e Prática Pedagógica na escola
pela Profa. Dra. Márcia Maria Gurgel Ribeiro – Diretora do centro de Educação
da UFRN, a palestra Construção do Conhecimento Matemático e Prática Pedagógica
no Ciclo de Alfabetização foram realizadas pelo Prof. Dr. Antonio José Lopes –
Centro de Educação Matemática/SP – Autor dos Cadernos do PNAIC 2014, a última
palestra foi Alfabetização de Crianças e Prática Pedagógica no Ciclo de
Alfabetização pela Profa. Dra. Ester Calland de Sousa Rosa – UFPE.
No segundo momento, houve uma Mesa Redonda: Prática
Pedagógica no Ciclo de Alfabetização:pelo direito de aprender – Conhecimento
Matemático e Prática Pedagógica com crianças (Profa.Ms.Suzana M. Brito de
Medeiros – UFRN), - Alfabetização e Prática Pedagógica com crianças ( Profa. Ms.
Elaine Santana de Oliveira – UFRN) – Aprendizagem na escola e prática
pedagógica com crianças (Prof. Ms.Saimonton Tinoco da Silva – UFPB) ambos
professores Formadores do PNAIC 2014.
No dia 16 de dezembro foi destinado para as
Comunicações Orais com os relatos focalizando as problematizações lançadas em
sala de aula e as respostas elaboradas pelos alunos.
No dia 17 de dezembro foi dedicado ao Planejamento
das ações para 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário