Por Ivanuza Costa
Coordenadora Geral de Ensino de Ruy Barbosa -RN: Ivanuza Costa |
O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Educação no dia 09 de fevereiro de 2012, evento organizado pela Coordenadora Geral de Ensino, Profª Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa para as instituições de ensino da Rede com a modalidade em Educação Infantil, estavam presentes Diretores, Coordenadores Pedagógicos e professores das seguintes instituições, Centro Integrado de Educação Infantil-CIEI, Centro Educacional Giom e a Unidade Escolar João de Moura Barbosa.
Objetivou-se neste encontro, oportunizar a reflexão sobre a prática docente na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ruy Barbosa-RN, dentre as temáticas apresentadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, oportunizando ainda a disseminação das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil na Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009.
A Inclusão da diferença na Educação Infantil foi pautada no sentido de rever algumas questões relacionadas à inclusão escolar e o trabalho pedagógico no atendimento as crianças com necessidades educacionais especial,onde a Professora Esp. Vitória Rosecleide da Costa realizou apontamentos necessários a vivencia da prática docente.
A Coordenadora Pedagógica Profª Esp. Andreliana Liédja de Souza apresentou o documento: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, enfatizando que seu trabalho na Coordenação pedagógica será através de estudos destes referenciais, assim abordou sobre a criança, educar,cuidar e brincar.
Na temática Prática Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil, foi apresentado o principal objetivo deste material que é apresentar subsídios para práticas pedagógicas e de gestão voltados para a promoção da igualdade racial na educação infantil, a alteração da Lei de Diretrizes e Bases pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 incluiu a diversidade como conteúdo essencial da educação.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Arts. 26 –A e 79 – B:
· Art. 26 – A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da historia e cultura afro – brasileira e indígena.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à historia do Brasil
§ 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasilera e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e literatura e história brasileiras.
· Art. 79 – B – O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’
Assim a educação voltada para criança, de 0 a 6 anos requer uma pedagogia que possibilite a constituição de um espaço de escuta, de respeito, de valorização da cultura de cada criança, em suas diferentes realidades.
A criança se constrói como sujeito por meio das múltilas interações sociais e das relações que estabelece com o mundo, onde influencia e é influenciada por ele, ao mesmo tempo em que constrói significadas o parti dele.
Os (as) Professores (as) realizaram momento de discussões com a temática, apresentando em grupos experiências e sugestões de projetos e atividades a serem utilizados nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Para maiores informações ver o material:
Práticas pedagógicas para igualdade racial na educação infantil / Hélio Silva Jr. Maria Aparecida Silva Bento, Organizadores. – São Paulo: Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdade – CEERT, 2011.
Estudo em grupo 1 |
Estudo em grupo 2 |
Estudo em grupo 3 |
Estudo em grupo 4 |
Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ruy Barbosa-RN |
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