sábado, 14 de março de 2015

PMRB, SEST SENAT E SMEC REALIZARAM: CURSO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR



OBJETIVO:

Este curso é destinado aos condutores interessados em atuar no transporte de escolares e que já possuam a Carteira Nacional de Habilitação –  na categoria D. Outros requisitos necessários são:

• Ser maior de 21 anos;

• Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;

• Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da carteira nacional de habilitação

– CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

O objetivo geral do curso é proporcionar condições para que o condutor de transporte escolar conduza o veículo com segurança e responsabilidade.

O curso foi desenvolvido em quatro módulos, cujos temas e carga horária seguem criteriosamente o estabelecido na Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004, e na Resolução nº 285, de 29 de julho de 2008, ambas do Conselho Nacional de Trânsito CONTRAN.

O curso especializado tem validade de, no máximo, cinco anos.

Após esse período, o condutor deve realizar uma atualização, adquirindo novos conhecimentos e atualizando-se com as novas resoluções vigentes.

OS CONTEÚDOS ABORDADOS:

- Legislação de Trânsito;

- Direção Defensiva;

- Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social;

- Relacionamento Interpessoal.

CARGA HORARIA: 50 hs conforme resolução 168/04 do CONTRAN.

O comprovante de que participou  do curso no qual está habilitado deve ser apresentado pelo condutor na renovação do exame de Aptidão Física e Mental, registrando os dados no órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.

A Resolução determina, ainda, que o condutor especializado que não apresentar, quando da renovação da CNH, o comprovante de atualização, terá automaticamente suprimido a informação correspondente à sua especialização.

PARTICIPANTES:

O curso foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa através da Secretária Municipal de Educação e Cultura e o SEST SENAT em parceria com a Prefeitura Municipal de Barcelona e a Prefeitura Municipal de São Tomé, no período de 23/02 a 28/02/2015 em horário integral, e teve a participação de alunos das cidades de Barcelona/RN  e São Tome/RN, todos  funcionários e prestadores de serviços das respectivas cidades e atuantes no transportes de escolar que contaram com o apoio da prefeitura em particular a secretaria de educação.

Francisco Fernandes de Oliveira

Instrutor técnico teórico

SEST SENAT




















Nenhum comentário:

Postar um comentário